O Pensamento Realista e Humanista de Linduarte Noronha

Auteurs

  • Eduardo Tulio Baggio

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2015.12.1.1412

Résumé

Com apenas três filmes realizados, Linduarte Noronha é um nome fundamental na história do cinema brasileiro. Isso se deve ao fato de ter sido pioneiro na preocupação em tratar do povo de seu paí­s. Este artigo estabelece relações entre os três filmes de Linduarte Noronha com seus pensamentos – declarados em textos e entrevistas – em busca da compreensão de sua original proposta cinematográfica de cunho humanista e realista.

Palavras-chave: Teoria dos Cineastas. Documentário. Cinema realista. Cinema brasileiro.

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Biographie de l'auteur

Eduardo Tulio Baggio

Docente no curso de Cinema e Ví­deo da Universidade Estadual do Paraná e documentarista. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese "Da teoria í  experiência de realização do documentário fí­lmico". Lí­der do grupo de pesquisa Cinema: Criação e Reflexão (UNESPAR/CNPQ), e membro coordenador do GT A Teoria dos Cineastas da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento).

Publiée

2015-06-01

Comment citer

TULIO BAGGIO, Eduardo. O Pensamento Realista e Humanista de Linduarte Noronha. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 12, n. 1, 2015. DOI: 10.33871/19805071.2015.12.1.1412. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/1412. Acesso em: 22 déc. 2024.