História e Artes Visuais

apontamentos sobre memórias e representações

Autores

  • Ana Maria Rufino Gillies UNICENTRO/UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.10911

Palavras-chave:

: memória; identidade; representações; história; artes visuais.

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre as associações entre História e Artes Visuais,a partir do conceito de representações (CHARTIER, 1991; HALL, 2016). Mesmo embora cada uma dessas áreas possua modos próprios de análise de aspectos da produção humana, ambas, particularmente quando a perspectiva é eurocentrista,  constroem representações do mundo: do outro – de negros e negras, de povos indígenas, de mulheres, de culturas. Além disso, pinturas, esculturas, obras arquitetônicas podem se constituir como importantes objetos de memórias, a exemplo de monumentos, retratos, imagens de paisagens e de lugares, esculturas cemiteriais etc. A História e as Artes Visuais, assim vistas, configuram-se, portanto,como lugares de memória, produzidos para a fruição estética e para que não haja esquecimento. As reflexões aqui apresentadas tratam também dos efeitos resultantes dos modos como indivíduos e grupos são representados, ou não, na história e nas artes, e os usos destas áreas para a construção de identidades, bem como problematizam as seleções do que tem sido contemplado para ser lembrado e do que tem sido invisibilizado e, em razão disso, incluído na pauta de movimentos reivindicatórios por justiça e igualdade racial.

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Referências

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Publicado

2025-12-17

Como Citar

RUFINO GILLIES, Ana Maria. História e Artes Visuais: apontamentos sobre memórias e representações. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 35–57, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.10911. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/10911. Acesso em: 18 dez. 2025.