HISTORY AND VISUAL ARTS
Abstract: This text presents reflecti
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.10911Keywords:
: memória; identidade; representações; história; artes visuais.Abstract
This text presents reflections on the associations between History and Visual Arts, based on the concept of representation (CHARTIER, 1991; HALL, 2016). Even though each of these areas has its own way of analyzing aspects of human production, both, particularly when the perspective is Eurocentric, construct representations of the world: of the other – of Black people, of indigenous people, of women, of cultures. Furthermore, paintings, sculptures, architectural works can serve as important objects of memories, such as monuments, portraits, images of landscape and places, cemetery sculptures etc. Therefore, History and Visual Arts, thus seen, constitute important places of memory, produced for aesthetic enjoyment and to ensure that there will be no forgetting. The reflections present here also address the effects resulting from the ways in which individuals and groups are represented, or not, in history and the arts, and the uses of these areas for the construction of identities, as well as questioning the selections of what has been contemplated and was has been rendered invisible and, as a result, included in the agenda of movements demanding justice and racial equality.
Downloads
References
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro,1998,v. 21, p. 9-34.
BRESCIANI,Stella;NAXARA,Márcia(Orgs.). Memória e(res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas,SP: Editora da Unicamp, 2001.
CAMARGO, Geraldo Leão Veiga de. Interesses cruzados: arte, política e trocas sociais no Paraná do entre guerras. In:FREITAS, Artur; KAMINSKI, Rosane. (Orgs.) História e Arte: encontros disciplinares. São Paulo: Intermeios, p. 201-217, 2013.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes de Fazer. 22ª ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2014.
CORRÊA,Amélia Siegel. Alfredo Andersen: um pai norueguês para a pintura paranaense. In: 19&20, Rio de Janeiro, v.04, n.2, abr.2009. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/artistas/andersen_asc.htm Acesso 10/11/20
DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira; ZOBOLI, Fabio; SILVA, Renado Izidoro da. Memória e humanidade ciborgue: Blade Runner e a dicotomia humano máquina. In: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 15, p. 1337-1353,set./dez.2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8298 Acesso10/11/2021.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens.Belo Horizonte, MG: EditoraUFMG, 2015.
FERREIRA, Abílio. Tebas: um negro arquiteto na São Paulo escravocrata. São Paulo, SP: Instituto para o Desenho Avançado (IDEA), 2019.
GILLIES, Ana Maria Rufino. Conflitos contemporâneos entre estabelecidos e outsiders: breve estudo a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Brasil e outros contextos. In: GUARIZA, Nádia Maria; SCHÖRNER, Ancelmo. (orgs). História e Conflitos: uma análise em várias escalas. Guarapuava: Unicentro, p.21-37, 2018.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. da PUC-Rio: Apicuri,2016.
KERN, Maria Lúcia Bastos. A imagem visual na nova história e história da arte. In: Porto Alegre, Porto Alegre, v.7, n.13, p.97-109, 1996. Disponível em:https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27714Acesso10/11/2021.
Le GOFF, Jacques. História e Memória. 7ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp,2013.
NORA, Pierre. Entre História e Memória: a problemática dos lugares. In: Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduandos em História do Departamento de História da PUC-SP. SãoPaulo (10), dez. 1993.
Pintores da Paisagem Paranaense. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura: Solar do Rosário,2005.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.
SANTOS, Dominique Vieira Coelho dos. Acerca do conceito de Representação. In:Revista de Teoria da História, Ano 3, n. 6, dez., 2011. Universidade Federal de Goiás. Disponível em:https://www.revistas.ufg.br/teoria/article/view/28974 Acesso10/11/2021.
SITESCONSULTADOS
Cidade ganha estátua em homenagem a Tebas, homem escravizado que projetou monumentos na capital. In: Revista Vogue. Disponívelem:https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Cidade/noticia/2020/11/sp-ganha-estatua-em-homenagem-tebas-homem-escravizado-que-projetou-monumentos-na-capital.html Acesso07/11/2021.
BEIGUELMAN,Giselle. Ataques a monumentos enunciam desavenças pelo direito à memória. In:Folha de São Paulo. Disponível em:https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/06/ataques-a-monumentos-enunciam-desavencas-pelo-direito-a-memoria.shtml.Acesso 07/11/2021. e em https://.www.canalcontemporaneo.art.br/brasa/archives/009972.html. Acesso 07/11/2021.
Cecil Rhodes. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cecil_RhodesAcesso07/11/2021.
NEXO. Os ataques a monumentos de figuras ligadas à escravidão. Britânicos e belgasdepredam bustos de heróis nacionais racistas. Brasil e Estados Unidos também já registraram atos semelhantes. Disponível em:https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/06/08/Os-ataques-a-monumentos-de-figuras-ligadas-%C3%A0-escravid%C3%A3o. Acesso07/11/2021.
EDWARD COLSTON. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Colston Acesso 07/11/2021.
Reino Unido encara sua história da escravidão. In: DW. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/reino-unido-encara-sua-hist%C3%B3ria-da-escravid%C3%A3o/a-53846519 Acesso 07/11/2021.
Ataque ao monumento a Borba Gato. Disponível em: https://cultura.uol.com.br/noticias/33277_monumentos-e-resistencia-conheca-a-historia-das-obras-eldorado-memoria-e-memorial-ix-de-novembro.html. Acesso 07/11/2021.
Mulheres negras pedem reparação histórica à escultura no centro de Curitiba. In: BRASIL DE FATO. Disponível em: https://www.brasildefatopr.com.br/2021/04/12/mulheres-negras-pedem-reparacao-historica-a-escultura-no-centro-de-curitiba. Acesso 08/11/2021.
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro,1998,v. 21, p. 9-34.
BRESCIANI,Stella;NAXARA,Márcia(Orgs.). Memória e(res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas,SP: Editora da Unicamp, 2001.
CAMARGO, Geraldo Leão Veiga de. Interesses cruzados: arte, política e trocas sociais no Paraná do entre guerras. In:FREITAS, Artur; KAMINSKI, Rosane. (Orgs.) História e Arte: encontros disciplinares. São Paulo: Intermeios, p. 201-217, 2013.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes de Fazer. 22ª ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2014.
CORRÊA,Amélia Siegel. Alfredo Andersen: um pai norueguês para a pintura paranaense. In: 19&20, Rio de Janeiro, v.04, n.2, abr.2009. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/artistas/andersen_asc.htm Acesso 10/11/20
DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira; ZOBOLI, Fabio; SILVA, Renado Izidoro da. Memória e humanidade ciborgue: Blade Runner e a dicotomia humano máquina. In: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 15, p. 1337-1353,set./dez.2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8298 Acesso10/11/2021.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens.Belo Horizonte, MG: EditoraUFMG, 2015.
FERREIRA, Abílio. Tebas: um negro arquiteto na São Paulo escravocrata. São Paulo, SP: Instituto para o Desenho Avançado (IDEA), 2019.
GILLIES, Ana Maria Rufino. Conflitos contemporâneos entre estabelecidos e outsiders: breve estudo a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Brasil e outros contextos. In: GUARIZA, Nádia Maria; SCHÖRNER, Ancelmo. (orgs). História e Conflitos: uma análise em várias escalas. Guarapuava: Unicentro, p.21-37, 2018.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. da PUC-Rio: Apicuri,2016.
KERN, Maria Lúcia Bastos. A imagem visual na nova história e história da arte. In: Porto Alegre, Porto Alegre, v.7, n.13, p.97-109, 1996. Disponível em:https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27714Acesso10/11/2021.
Le GOFF, Jacques. História e Memória. 7ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp,2013.
NORA, Pierre. Entre História e Memória: a problemática dos lugares. In: Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduandos em História do Departamento de História da PUC-SP. SãoPaulo (10), dez. 1993.
Pintores da Paisagem Paranaense. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura: Solar do Rosário,2005.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.
SANTOS, Dominique Vieira Coelho dos. Acerca do conceito de Representação. In:Revista de Teoria da História, Ano 3, n. 6, dez., 2011. Universidade Federal de Goiás. Disponível em:https://www.revistas.ufg.br/teoria/article/view/28974 Acesso10/11/2021.
SITESCONSULTADOS
Cidade ganha estátua em homenagem a Tebas, homem escravizado que projetou monumentos na capital. In: Revista Vogue. Disponívelem:https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Cidade/noticia/2020/11/sp-ganha-estatua-em-homenagem-tebas-homem-escravizado-que-projetou-monumentos-na-capital.html Acesso07/11/2021.
BEIGUELMAN,Giselle. Ataques a monumentos enunciam desavenças pelo direito à memória. In:Folha de São Paulo. Disponível em:https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/06/ataques-a-monumentos-enunciam-desavencas-pelo-direito-a-memoria.shtml.Acesso 07/11/2021. e em https://.www.canalcontemporaneo.art.br/brasa/archives/009972.html. Acesso 07/11/2021.
Cecil Rhodes. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cecil_RhodesAcesso07/11/2021.
NEXO. Os ataques a monumentos de figuras ligadas à escravidão. Britânicos e belgasdepredam bustos de heróis nacionais racistas. Brasil e Estados Unidos também já registraram atos semelhantes. Disponível em:https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/06/08/Os-ataques-a-monumentos-de-figuras-ligadas-%C3%A0-escravid%C3%A3o. Acesso07/11/2021.
EDWARD COLSTON. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Colston Acesso 07/11/2021.
Reino Unido encara sua história da escravidão. In: DW. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/reino-unido-encara-sua-hist%C3%B3ria-da-escravid%C3%A3o/a-53846519 Acesso 07/11/2021.
Ataque ao monumento a Borba Gato. Disponível em: https://cultura.uol.com.br/noticias/33277_monumentos-e-resistencia-conheca-a-historia-das-obras-eldorado-memoria-e-memorial-ix-de-novembro.html. Acesso 07/11/2021.
Mulheres negras pedem reparação histórica à escultura no centro de Curitiba. In: BRASIL DE FATO. Disponível em: https://www.brasildefatopr.com.br/2021/04/12/mulheres-negras-pedem-reparacao-historica-a-escultura-no-centro-de-curitiba. Acesso 08/11/2021.
ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro,1998,v. 21, p. 9-34.
BRESCIANI,Stella;NAXARA,Márcia(Orgs.). Memória e(res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas,SP: Editora da Unicamp, 2001.
CAMARGO, Geraldo Leão Veiga de. Interesses cruzados: arte, política e trocas sociais no Paraná do entre guerras. In:FREITAS, Artur; KAMINSKI, Rosane. (Orgs.) História e Arte: encontros disciplinares. São Paulo: Intermeios, p. 201-217, 2013.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 1. Artes de Fazer. 22ª ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2014.
CORRÊA,Amélia Siegel. Alfredo Andersen: um pai norueguês para a pintura paranaense. In: 19&20, Rio de Janeiro, v.04, n.2, abr.2009. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/artistas/andersen_asc.htm Acesso 10/11/20
DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira; ZOBOLI, Fabio; SILVA, Renado Izidoro da. Memória e humanidade ciborgue: Blade Runner e a dicotomia humano máquina. In: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 15, p. 1337-1353,set./dez.2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8298 Acesso10/11/2021.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens.Belo Horizonte, MG: EditoraUFMG, 2015.
FERREIRA, Abílio. Tebas: um negro arquiteto na São Paulo escravocrata. São Paulo, SP: Instituto para o Desenho Avançado (IDEA), 2019.
GILLIES, Ana Maria Rufino. Conflitos contemporâneos entre estabelecidos e outsiders: breve estudo a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Brasil e outros contextos. In: GUARIZA, Nádia Maria; SCHÖRNER, Ancelmo. (orgs). História e Conflitos: uma análise em várias escalas. Guarapuava: Unicentro, p.21-37, 2018.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. da PUC-Rio: Apicuri,2016.
KERN, Maria Lúcia Bastos. A imagem visual na nova história e história da arte. In: Porto Alegre, Porto Alegre, v.7, n.13, p.97-109, 1996. Disponível em:https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27714Acesso10/11/2021.
Le GOFF, Jacques. História e Memória. 7ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp,2013.
NORA, Pierre. Entre História e Memória: a problemática dos lugares. In: Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduandos em História do Departamento de História da PUC-SP. SãoPaulo (10), dez. 1993.
Pintores da Paisagem Paranaense. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura: Solar do Rosário,2005.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento e silêncio. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.
SANTOS, Dominique Vieira Coelho dos. Acerca do conceito de Representação. In:Revista de Teoria da História, Ano 3, n. 6, dez., 2011. Universidade Federal de Goiás. Disponível em:https://www.revistas.ufg.br/teoria/article/view/28974 Acesso10/11/2021.
SITESCONSULTADOS
Cidade ganha estátua em homenagem a Tebas, homem escravizado que projetou monumentos na capital. In: Revista Vogue. Disponívelem:https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Cidade/noticia/2020/11/sp-ganha-estatua-em-homenagem-tebas-homem-escravizado-que-projetou-monumentos-na-capital.html Acesso07/11/2021.
BEIGUELMAN,Giselle. Ataques a monumentos enunciam desavenças pelo direito à memória. In:Folha de São Paulo. Disponível em:https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/06/ataques-a-monumentos-enunciam-desavencas-pelo-direito-a-memoria.shtml.Acesso 07/11/2021. e em https://.www.canalcontemporaneo.art.br/brasa/archives/009972.html. Acesso 07/11/2021.
Cecil Rhodes. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cecil_RhodesAcesso07/11/2021.
NEXO. Os ataques a monumentos de figuras ligadas à escravidão. Britânicos e belgasdepredam bustos de heróis nacionais racistas. Brasil e Estados Unidos também já registraram atos semelhantes. Disponível em:https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/06/08/Os-ataques-a-monumentos-de-figuras-ligadas-%C3%A0-escravid%C3%A3o. Acesso07/11/2021.
EDWARD COLSTON. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Colston Acesso 07/11/2021.
Reino Unido encara sua história da escravidão. In: DW. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/reino-unido-encara-sua-hist%C3%B3ria-da-escravid%C3%A3o/a-53846519 Acesso 07/11/2021.
Ataque ao monumento a Borba Gato. Disponível em: https://cultura.uol.com.br/noticias/33277_monumentos-e-resistencia-conheca-a-historia-das-obras-eldorado-memoria-e-memorial-ix-de-novembro.html. Acesso 07/11/2021.
Mulheres negras pedem reparação histórica à escultura no centro de Curitiba. In: BRASIL DE FATO. Disponível em: https://www.brasildefatopr.com.br/2021/04/12/mulheres-negras-pedem-reparacao-historica-a-escultura-no-centro-de-curitiba. Acesso 08/11/2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.