MARIA FUX E SUAS PROPOSTAS DE ENSINO DE DANÇA PARA EDUCAÇÃO FORMAL

Auteurs

  • Alexsander Barbozza da Silva Universidade Federal da Bahia
  • Letícia Damasceno Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4226

Résumé

Esta pesquisa artí­stico/educativa tem como objetivo compreender as propostas de Ensino de Dança para educação formal desenvolvidas pela artista-docente argentina Maria Fux. Em primeiro lugar, preconizamos uma reflexão a respeito dos estudos de Fux em âmbito brasileiro, na tentativa de promover uma reparação para com essa artista da dança e com seus estudos. Em seguida, apresentamos a trajetória artí­stico-pessoal e profissional de Fux evidenciando as influências filosóficas que contribuí­ram para a elaboração de suas práticas. Posteriormente, descrevemos as propostas educacionais em Dança desenvolvidas por Fux e suas formas de organização (Dança para Crianças de 03 a 05 anos; Dança para Adolescente; Dança na Universidade e a Dança para o Adulto), finalizando com uma reflexão a respeito da chegada dessas propostas em solo brasileiro. Desta maneira, indicamos que o estudo de Fux não se restringe exclusivamente à Dançaterapia e que suas propostas de Ensino de Dança para Educação chegam ao paí­s por intermédio do Movimento Escolinhas de Arte (MEA).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Alexsander Barbozza da Silva, Universidade Federal da Bahia

Artista da Dança Pernambucana, Arte/Educador, Coreógrafo, Licenciado em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Arte/Educação pela Faculdade Venda Nova Imigrante (FAVENI) e Mestrando no Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDança/UFBA). Tenho me dedicado í  pesquisas sobre a História do Ensino de Dança Escolar Brasileiro, Currí­culo e Formação de Professores em Dança.

Letícia Damasceno, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e Mestra pelo Programa de Estudos Interdisciplinares em Memória Social (PPGMS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Especialista em Dança-Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em História pela Universidade Federal de Fluminense (UFF). Coordenadora do projeto de pesquisa Corpo Memória: processos de subjetivação em Dança UFPE (2014 - 2016) e Corpo, Conexão Arte Ambiental (2019). Atua principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea, praticas corporais, sensorialidade, educação somática, criação, memória corporal, inclusão social.

Références

AZEVEDO, F. A. G. de. Movimento Escolinhas de Arte: em cena memórias de Noêmia e Ana Mae Barbosa. Dissertação (Mestrado em Artes). Escola de Comunicações e Artes. Centro de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo. 2000.

BACARIN, Lí­gia. M.B.P.; NOMA. Amélia K. História do movimento de arte-educação no Brasil. XXIII Simpósio Nacional de História. Londrina. 2005.

FUX, Maria. Dança, Experiência de Vida. Trad. Norberto Abreu e Silva Neto. São Paulo: Summus Editorial, 1983.

FUX, Maria. Dançaterapia. Trad. Beatriz Canabrava. São Paulo: Summus Editorial, 1988.

FUX, Maria. Formação em Dançaterapia. Trad. Beatriz Canabrava. São Paulo: Summus Editorial, 1996.

FUX, Maria. Depois da Queda... Dançaterapia!. Trad. Ruth Rejman; fotos de miolo Andrés Barragán. São Paulo: Summus Editorial, 2005.

FUX, Maria. Ser Dançaterapeuta Hoje. São Paulo: Summus Editorial, 2011.

DUNCAN. Isadora. Minha Vida. Trad. de Cruls. – 11ed – Rio de Janeiro: José Olympio. 1989.

LIMA, Déborah Maia de; RAYMOND, Caroline. A Danzaterapia de Marí­a Fux: tecendo encontros com o campo da educação somática. Repertório, v. 1, n. 31. 2018. Disponí­vel em . Acessado em: 13 mai. 2020.

LIMA, Déborah Maia de. Marí­a Fux: a dança como perspectiva de vida. REVISTA EIXO 5.1, 2016. Disponí­vel em < http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/326/201>. Acessado em: 13 mai. 2020.

LIMA, Déborah Maia de. A perspectiva somático-integrativa do ensino de dança de Maria Fux. IX Congresso da ABRACE. 2016. Disponí­vel em < https://www.even3.com.br/anais/ixcongressoabrace/32647-a-perspectiva-somato-integrativa-do-ensino-de-danca-de-maria-fux/>. Acessado em: 13 mai. 2020.

MARQUES, Isabel A. Revisitando a dança educativa moderna de Rudolf Laban. Sala Preta, v. 2, p. 276-281. 2002.

MIRANDA, Orlando (Org.). Coletânea do Jornal de Arte e Educação. Capa Ziraldo - Rio de Janeiro. 2009.

Téléchargements

Publiée

2021-11-04

Comment citer

SILVA, Alexsander Barbozza da; DAMASCENO, Letícia. MARIA FUX E SUAS PROPOSTAS DE ENSINO DE DANÇA PARA EDUCAÇÃO FORMAL. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 25, n. 2, 2021. DOI: 10.33871/19805071.2021.25.2.4226. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4226. Acesso em: 4 déc. 2024.