Videogames, Agência, Experiência Estética

Autores/as

  • Emmanoel Ferreira Universidade Federal Fluminense
  • Dara Coema

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9619

Palabras clave:

Estética Decolonial, Game Studies, Jogos, Games, Master System

Resumen

Neste artigo, tencionamos abordar uma das características presentes em certas atividades lúdicas, em particular os videogames, que é a agência. Mais especificamente, buscamos relacionar a agência nos videogames à possibilidade que ela possui de mobilizar experiências estéticas em seus jogadores. Em prol de lograr nossos objetivos neste artigo, primeiramente nos debruçamos sobre o conceito de agência, tomando como referencial teórico autores enquadrados no campo dos game studies. Em seguida, partimos para a formulação da relação entre agência e experiência estética, esta última com base na filosofia pragmatista. Por fim, ilustramos nossos argumentos com exemplos concretos de possibilidade de mobilização de experiências estéticas através da agência em determinados games.

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Biografía del autor/a

Emmanoel Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Emmanoel Ferreira é Bacharel em Design pela UFRJ; Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura pela
UFRJ, com estágio pós-doutoral realizado no POSCOM-UFBA (2018), sob supervisão de Jorge Cardoso
Filho. É bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq PQ2. Professor do Departamento de Estudos
Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense UFF. Atua como chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF desde 2020. É coordenador do medialudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade (DGP/CNPq) e do projeto GameClube UFF. Foi coordenador do Grupo de Pesquisa Games da Sociedade Brasileira de Estudos em Comunicação INTERCOM entre 2020 e 2022. É Vice-Presidente da Digital Games Research Association Brasil - DiGRA Brasil (2023-2025) e membro do Steering Commitee do History of Games. Interesses de pesquisa: Game Studies, Videogames e Experiência Estética, Arqueologia e História dos Games, Artes Digitais.

Dara Coema

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e integrante do "mediaLudens: grupo
de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade". Bacharel em Estudos de Mídia pela
Universidade Federal Fluminense e membro do projeto de extensão Game Clube UFF (PROEX/UFF),
coordenado pelo Prof. Dr. Emmanoel Martins Ferreira, realizando eventos e estudos sobre jogos
eletrônicos, ludicidade e entretenimento na Comunicação. Foi bolsista do Programa FAPERJ Mestrado
Nota 10 e do Programa de Iniciação Científica - PIBIC/UFF/CNPq também com orientação do Prof. Dr.
Emmanoel Ferreira, onde participou do projeto de pesquisa "Zen/Slow Gaming: experiência estética,
delicadeza e relaxamento nos videogames". Atualmente, investiga a experiência do espectador de jogos em plataformas de streaming online: recepção, práticas, objetivos, identidades e performances no jogar-assistir.

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Publicado

2024-12-18

Cómo citar

FERREIRA, Emmanoel; COEMA, Dara. Videogames, Agência, Experiência Estética. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 31, n. 2, p. 8–33, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.31.2.9619. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/9619. Acesso em: 22 dic. 2024.