Videogames, Agency, Aesthetic Experience

Authors

  • Emmanoel Ferreira Universidade Federal Fluminense
  • Dara Coema

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.31.2.9619

Keywords:

Decolonial Aesthetics, Game Studies, Games, Video Games, Master System

Abstract

In this article, we intend to address one of the characteristics present in certain ludic activities, particularly video games, which is agency. More specifically, we seek to relate agency in video games to the possibility it has of mobilizing aesthetic experiences in its players. To achieve our objectives in this article, we first focus on the concept of agency, taking authors from the field of game studies as a theoretical reference. Next, we move on to formulating the relationship between agency and aesthetic experience, the latter based on pragmatist philosophy. Finally, we illustrate our arguments with concrete examples of the possibility of mobilizing aesthetic experiences through agency in certain video games.

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Author Biographies

Emmanoel Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Emmanoel Ferreira é Bacharel em Design pela UFRJ; Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura pela
UFRJ, com estágio pós-doutoral realizado no POSCOM-UFBA (2018), sob supervisão de Jorge Cardoso
Filho. É bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq PQ2. Professor do Departamento de Estudos
Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense UFF. Atua como chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF desde 2020. É coordenador do medialudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade (DGP/CNPq) e do projeto GameClube UFF. Foi coordenador do Grupo de Pesquisa Games da Sociedade Brasileira de Estudos em Comunicação INTERCOM entre 2020 e 2022. É Vice-Presidente da Digital Games Research Association Brasil - DiGRA Brasil (2023-2025) e membro do Steering Commitee do History of Games. Interesses de pesquisa: Game Studies, Videogames e Experiência Estética, Arqueologia e História dos Games, Artes Digitais.

Dara Coema

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e integrante do "mediaLudens: grupo
de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade". Bacharel em Estudos de Mídia pela
Universidade Federal Fluminense e membro do projeto de extensão Game Clube UFF (PROEX/UFF),
coordenado pelo Prof. Dr. Emmanoel Martins Ferreira, realizando eventos e estudos sobre jogos
eletrônicos, ludicidade e entretenimento na Comunicação. Foi bolsista do Programa FAPERJ Mestrado
Nota 10 e do Programa de Iniciação Científica - PIBIC/UFF/CNPq também com orientação do Prof. Dr.
Emmanoel Ferreira, onde participou do projeto de pesquisa "Zen/Slow Gaming: experiência estética,
delicadeza e relaxamento nos videogames". Atualmente, investiga a experiência do espectador de jogos em plataformas de streaming online: recepção, práticas, objetivos, identidades e performances no jogar-assistir.

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Published

2024-12-18

How to Cite

FERREIRA, Emmanoel; COEMA, Dara. Videogames, Agency, Aesthetic Experience. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 31, n. 2, p. 8–33, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.31.2.9619. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/9619. Acesso em: 22 dec. 2024.