Extensão, teatro e acessibilidade
breves considerações sobre a parceria entre a Unespar e o IPC
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2022.27.2.6956Palabras clave:
Teatro, Acessibilidade, Extensão, Pessoas com deficiência visualResumen
Este texto relata algumas das experiências desenvolvidos ao longo do projeto de extensão “Teatro e Acessibilidade: a práxis teatral e as pessoas com deficiência visual”, coordenado pelo autor entre março e julho de 2021. O referido projeto foi uma parceria entre o curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/FAP) e o Instituto Paranaense de Cegos (IPC), ambos sediados em Curitiba/PR. Realizado inteiramente de maneira remota, via plataforma Google Meet, as ações extensionistas aqui relatadas tinham como objetivo promover espaços de ensino-aprendizagem teatral entre a comunidade universitária e a comunidade externa, composta exclusivamente por pessoas com deficiência visual. No desenvolvido das atividades, nove discentes da licenciatura em teatro e dez pessoas cegas se encontravam semanalmente para trocar e investigar modos de se fazer-aprender-ensinar-experienciar teatro levando em consideração, principalmente, o não ver. Os relatos dos participantes indicam que o projeto alterou e ampliou suas concepções sobre o teatro e sobre quem pode fazê-lo.
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