ELEMENTOS DO CONHECIMENTO NÃO VERBAL
E O PAPEL DA ESCOLA EM SEU APRENDIZADO
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2022.26.1.6896Palabras clave:
linguagem, conhecimento, educação.Resumen
Este artigo contesta a antiga crença de que só é possível pensar por meio de palavras, empregando informações provenientes das neurociências, para demonstrar que o conhecimento humano não depende unicamente da linguagem verbal, sendo construído a partir das percepções, sensações, como também por meio de linguagens não verbais, como as relacionadas à imagem, som, movimento e tatilidade.
Descargas
Citas
CHEMERO, Anthony. Radical embodied cognitive science. London: Bradford Books, 2009.
CLAXTON, Guy. Intelligence in the flesh: why your mind needs your body much more than it thinks. Londres: Yale University Press, 2015.
EAGLEMAN, Daniel. Incognito. The secret lives of the brain. New York: Vintage Books, 2011.
FLUSSER, Vilém. Pós-história: vinte instantâneos e um modo de usar. São Paulo: É Realizações, 2019.
LOBEL, Thalma. Sensation: the new science of phisical intelligence. New York: Atria books, 2014.
NORRETRANDERS, Tor. The user illusion: cutting consciousness down to size. New York: Penguin Books, 1999.
TOMASELLO, Michael. A natural history of human thinking. London: Harvard University Press, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.