Kelly Reichardt e Ursula K. Le Guin

práticas situadas de fabulação especulativa

Autores/as

  • Alice Furtado UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.10900

Palabras clave:

Kelly Reichardt, Ursula K. Le Guin, Ficção Especulativa

Resumen

Nossa proposta com este artigo é investigar uma possível relação de parentesco entre o trabalho fabulativo da cineasta Kelly Reichardt em O Atalho (Meek’s Cutoff, 2010), seu primeiro filme “de época”, e algumas proposições da obra ficcional e ensaística da autora de ficção especulativa Ursula K. Le Guin.

Estabelecemos, como ponto de partida, o próprio território a partir do qual tais histórias foram tecidas – o estado do Oregon, EUA – onde as duas autoras escolheram se basear e para o qual dirigiram muitos de seus questionamentos a respeito das narrativas que lhes foram tradicionalmente transmitidas sobre a história do país. Ambas partilham uma curiosidade comum sobre o papel das mulheres na composição deste território, e buscam resgatar tais narrativas, que foram soterradas pela história pública masculinista, a história da pátria. Como fizeram historicamente tais mulheres, escolhem entrar em relação com outras perspectivas, outras visões de mundo para além do paradigma moderno, buscando fabular “um mundo onde muitos mundos caibam”[1].

Nossa investigação buscará compreeender de que maneira essas especulações que caminham no sentido contrário ao da narrativa tecnoheróica, propondo, no lugar das políticas de aniquilamento e dominação, práticas de aliança entre alteridades pela sobrevivência, essas duas autoras não só contrariam as expectativas usuais dos gêneros dentro dos quais trabalham (o western e a ficção científica), como também geram reflexões sobre as possibilidades de existência em um mundo que não é só o de ontem ou o de amanhã, mas também o de hoje.

 

[1] Referimo-nos a uma passagem da “Quarta Declaração da Selva Lacandón” do exército zapatista, resgatada pela antropóloga Marisol de La Cadena para defender uma aliança entre práticas heterogêneas de fazer mundo como estratégia de sobrevivência: “Muitos mundos são caminhados no mundo. Muitos mundos são feitos. Muitos mundos nos fazem. Existem palavras e mundos que são mentiras e injustiças. Existem palavras e mundos que são sinceros e de verdade. No mundo dos poderosos só há espaço para os grandes e seus ajudantes. No mundo que queremos, todos cabem. O mundo que queremos é um mundo onde muitos mundos caibam (EZLN, 1996). “

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alice Furtado, UFRJ

Nascida em 1987, no Rio de Janeiro, Alice Furtado é montadora, realizadora e pesquisadora. É graduada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2010), pós-graduada pelo Le Fresnoy - Studio National des Arts Contemporains, França (2014), e Mestre em Comunicação Social pela UFRJ (2024). Realizou os curtas "Duelo antes da noite", selecionado para a mostra Cinéfondation do Festival de Cannes 2011 e "A rã e Deus" (2014). Em 2019, estreou seu primeiro longa-metragem, "Sem seu sangue", na Quinzena dos Realizadores, em Cannes. Como montadora, trabalhou em mais de 20 filmes, entre curtas e longas, e em séries de TV documentais e ficcionais. Desde 2021, ministra aulas na Academia Internacional de Cinema.

Citas

FAUSTO, Juliana. A bolsa de Le Guin. In: LE GUIN, Ursula K. A teoria da bolsa da ficção. Tradução de Luciana Chieregati e Vivian Chieregati Costa. São Paulo: N-1 Edições, 2021. p. 5-15.

GONZÁLEZ Y GONZÁLEZ, Luis. Invitación a la microhistoria. 2ª ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1986.

______________. Ficar com o problema: fazer parentes no Chthluceno. Trad. Ana Luiza Braga. São Paulo: N-1 edições, 2023.

______________. Staying with the Trouble: Making kin in the Cthulhucene. Durham; Londres: Duke University Press, 2016.

LE GUIN, Ursula; STREITFELD, David (ed.). Ursula K. Le Guin: The Last Interview: And Other Conversations. Editado por David Streitfeld. Brooklyn: Melville House, 2019.

LE GUIN, Ursula K. The Left Hand of Darkness. Ace Books, 1987. Edição para Kindle.

_____________. A Non-Euclidean View of California as a Cold Place to Be. The Yale Review, v. 72, n. 2, p. 161-180, jan. 1983.

_____________. Uma visão não euclidiana da Califórnia como um Lugar Frio a Ser Trad. Anelise Machado. 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/41237582/Uma_Vis%C3%A3o_N%C3%A3o_Euclidiana_da_Calif%C3%B3rnia_como_um_Lugar_Frio_a_Ser_%C3%9Arsula_K_Le_Guin_Tradu%C3%A7%C3%A3o Acesso em 03 dez 2024.

_____________. The Carrier Bag Theory of Fiction. Terra Ignota: 2020.

_____________. A teoria da bolsa da ficção. Tradução de Luciana Chieregati e Vivian Chieregati Costa. São Paulo: N-1 Edições, 2021.

_____________. Words Are My Matter. Boston: Mariner Books, 2019.

_____________. Dancing at the Edge of the World. Nova York: Grove Press, 1997.

_____________. The Ones Who Walk Away From Omelas: A Story Nova York: Harper Perennial, 2017.

_____________. Buffalo Gals and Other Animal Presences. Santa Barbara: First Plume Printing, 1988.

MARGULIES, Ivone. Nada Acontece: o Cotidiano Hiper-realista de Chantal Akerman. São Paulo: Edusp, 2016.

REICHARDT, Kelly. Kelly Reichardt: how I trekked across Oregon for Meek's Cutoff then returned to teaching. Entrevista concedida a Ryan Gilbey, [The Guardian], 2011. Disponível em: https://www.theguardian.com/film/2011/apr/09/kelly-reichardt-meeks-cutoff. Último acesso em: 21 mai. 2025

_____________. ‘My films are about people who don’t have a safety net’. YouTube, 15 mar. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q9A0M6S0nbE. Acesso em: 06 dez. 2024

STENGERS, Isabelle. Ursula Le Guin – Penser en Mode SF Disponível em: https://epistemocritique.org/ursula-le-guin-penser-en-mode-sf/ . Último acesso em: 21 mai. 2025

Publicado

2025-12-17

Cómo citar

FURTADO, Alice. Kelly Reichardt e Ursula K. Le Guin: práticas situadas de fabulação especulativa. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 634–661, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.10900. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/634-661. Acesso em: 18 dic. 2025.