PRESENCIALIDADE VIRTUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: DIDÁTICAS E PRÁTICAS NA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4304Resumen
A excepcionalidade da condução virtual de disciplinas ligadas à área da Didática, imposta pela pandemia do Covid-19, provocou um certo desconforto pedagógico, ao mesmo tempo em que mobilizou estratégias para o trabalho docente no âmbito da formação superior em Música. A partir da ocorrência de um regime pedagógico de exceção, o modo de ensino remoto emergencial caracterizou a ressignificação de estratégias de planejamento e prática em disciplinas de Didática, no âmbito do Curso de Licenciatura em Música da Universidade [nome oculto]. Neste artigo, compartilhamos estratégias e resultados dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Didática e de Didática II, ambas centradas em processos teórico-práticos da formação docente para a atuação em ambiente escolar. Para a condução do trabalho, organizamos roteiros teórico-práticos que permitissem o exercício virtual dos elementos da prática escolar aplicados, partindo de preceitos teóricos que embasam a Pedagogia e a Pedagogia da Música em termos de conteúdo, produção e avaliação de atividades. Discutimos a formação docente em Música a partir do exercício de sua prática pedagógica definindo o conceito de presencialidade virtual. A conclusão do trabalho foi reveladora tanto dos limites quanto das possibilidades de práticas virtuais para o ensino nos cursos de formação de professores. Trabalhamos com a valorização de uma presencialidade para além do corpo físico: uma presencialidade virtual, possibilitada por meio de atividades reflexivas e em diferentes plataformas e recursos digitais, e na construção de conhecimentos específicos de interação.Descargas
Citas
CUNHA, Antonio G. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4. ed. 2. reimp. São Paulo: Nova Fronteira, 2011.
EISNER, Elliot. W. Educar la visión artística. Buenos Aires: Paidós, 1995.
GATTI, Bernardete A. Didática e formação de professores: provocações. Cadernos de Pesquisa, v.47. n.166, out./dez. 2017, p.1150-1164. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/4349>. Acesso em: 02 jun. 2021.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, mar. 2020. Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning>. Acesso em: 02 jun. 2021.
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Martha K. de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vigotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LIBÂNEO, José C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992. (Col. Magistério do 2º. Grau. Série Formação do Professor).
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 9 ed. São Paulo: Cortez, 1999.
MADALOZZO, Tiago. A construção do Programa de Atendimento Pedagógico Remoto do curso de Licenciatura em Música de uma universidade pública no Paraná: desafios, propostas e perspectivas no ensino remoto emergencial. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE EDUCAÇíO MUSICAL, 19., 2020. Anais... Disponível em: <http://abem-submissoes.com.br/index.php/RegSul2020/sul/paper/viewFile/661/322>. Acesso em: 02 jun. 2021.
MARTINS, Miriam C.; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha T. Didática do ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer Arte. São Paulo: FDT, 1998.
PROGRAMA DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO REMOTO. Curso de Licenciatura em Música. Campus de Curitiba II/FAP. 1 arquivo (PDF). Colegiado do Curso de Licenciatura em Música: Curitiba, 2020. Disponível em: <http://fap.curitiba2.unespar.edu.br/assuntos/graduacao/licenciatura-em-musica/resolveuid/7030399e5b6e43aa8197385c5cd1710d>. Acesso em: 02 jun. 2021.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA. Campus de Curitiba II. Unespar. Colegiado do Curso de Licenciatura em Música: Curitiba, 2017. Disponível em: <http://fap.curitiba2.unespar.edu.br/assuntos/graduacao/PPCLM2017_parasite.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2021.
SCHAFFRATH, Marlete; MADALOZZO, Tiago. Presencialidade virtual: novas possibilidades para a prática de ensino na formação de professores de música. In: ENCONTRO DE MONITORIAS E PRíTICAS DE ENSINO DA UNESPAR, 1, 2020, Paranavaí. Resumo completo publicado nos Anais... Paranavaí: Unespar, 2020. p. 20. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1psJtIigU9m0aWTyDYqXzHSvPYwIxjcVp/view>. Acesso em: 02 jun. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.