DA CRIAÇÃO DE DARTINGTON HALL AO TEATRO ESTÚDIO DE MICHAEL CHEKHOV: OS PRINCÍPIOS DE COMUNIDADE, EDUCAÇÃO E ATUAÇÃO

Autores/as

  • Luciana Paula Castilho Barone

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2021.24.1.4267

Resumen

Este trabalho aborda a estruturação da comunidade de Dartington Hall, no Reino Unido,os princí­pios educacionais e artí­sticos que ela consolidou entre os anos de 1925 e 1938 e o trabalhode Michael Chekhov nela sistematizado, entre os anos de 1935 e 1938. Para tanto, a autora navegaentre sua própria experiência de pesquisa, os diversos eventos (em diferentes perí­odos ou paí­ses) quemarcaram a estruturação da comunidade, e as relações que potencializaram a intensa vida artí­sticade Dantington Hall, nos anos de 1930. Localizada em uma área rural em Devon, Inglaterra, DartingtonHall foi fundada por Leonard e Dorothy Elmhirst em 1925, como um experimento educacional queentendia a escola como vida, e não como uma preparação para a vida. Nos anos 1930, diversosartistas começam a desenvolver trabalhos educacionais e artí­sticos na comunidade, entre eles, oator e diretor russo Michael Chekhov, que fundou ali seu Teatro Estúdio. A autora busca relacionaro pensamento que estruturou essa comunidade, educacional e artisticamente, aos princí­pios datécnica de Michael Chekhov, apoiando-se, então, em proposições de filósofos contemporâneos dacomunidade, para pensar o papel da alteridade como basilar tanto para Dartington Hall quanto paraa técnica chekhoviana.

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Publicado

2023-03-31

Cómo citar

BARONE, Luciana Paula Castilho. DA CRIAÇÃO DE DARTINGTON HALL AO TEATRO ESTÚDIO DE MICHAEL CHEKHOV: OS PRINCÍPIOS DE COMUNIDADE, EDUCAÇÃO E ATUAÇÃO. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 24, n. 1, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2021.24.1.4267. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/4267. Acesso em: 22 dic. 2024.