CORPO, MEMÓRIA E CIDADE: A PARTILHA DO LUGAR COMUM
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3697Resumen
O presente artigo traz um relato de experiência de um projeto realizado junto a alunos e alunas do curso de Licenciatura em Dança, que aconteceu no ano de 2019, sob a direção artística de um pesquisador em Artes Visuais e colaboração de uma professora de Dança. O projeto se propôs a realizar uma pesquisa relacional corpo-cidade, percebendo as relações memoriais e corpográficas, que puderam ser investigadas por meio da escrita, do gesto e do olhar de cada participante, sendo expressas por meio de performances. A metodologia que guiou o projeto foi a Pesquisa Educacional Baseada nas Artes, que propõe por meio da investigação artística a produção de conhecimento acadêmico, tendo como abordagem definida para o seu desenvolvimento, a Pesquisa Narrativa. A pesquisa possibilitou uma experiência teórica e poética que trouxe à tona percepções subjetivas da cidade atravessadas por relatos e histórias de vida, que ganharam corpo e marcaram novos espaços da arte.Descargas
Citas
BRITTO, Fabiana D.; JACQUES, Paola B. Cenografias e corpografias urbanas, um diálogo sobre as relações entre corpo e cidade. Cadernos PPG-AU FAUFBA, ano 6, p. 79-86, 2008. Número especial: Paisagens do corpo.
________. Corpo e cidade – coimplicações em processo. Rev. UFMG, Belo Horizonte, v.19, n.1 e 2, p.142-155, jan./dez. 2012.
CARTAXO, Z. . Arte no espaço público: a cidade como realidade. O PERCEVEJO ONLINE , v. 02, p. 00-00, 2009.
CONZ, Rosely ; VITIELLO, J. Z. . A Criação em cena- memórias, percepções e imagens que emergem do corpo que dança. Revista aSPAs, USP - São Paulo, p. 58 - 65, 20 dez. 2012.
DIAS, B. O I/MUNDO da Educação em Cultura Visual. Brasília: Editora da pós-graduação da Universidade de Brasília, 2011.
________. Arrastão: o cotidiano espetacular e práticas pedagógicas críticas. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Orgs.). Culturas das imagens e desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2016, p.133-151.
DIAS, Belidson e IRWIN, Rita L. Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013
DOMINGUES, Viviane Mortean. Lapse: processo de criação em videodança. Monografia apresentada í Especialização Arte Contemporânea: Prática, Teoria e História da Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Tuiuti do Paraná: Curitiba, 2009. Disponível em: < http://tcconline.utp.br/wpcontent/uploads/2009/11/PROPPE_2009_LAPSE_PROCESSO_DE_CRIACAO_EM _VIDEODANCA.pdf > Acesso em: set. 2015.
DUARTE, C.R; COHEN, R.; SANTANA, E.; BRASILEIRO, A.; PAULA, K.; UGLIONE, P. Explorando as ambiências: dimensões de possibilidade metodológicas na pesquisa em arquitetura. In: Colloque International Faire une Ambiance, Grenoble, 2008. Anais.... Disponível em : . Acesso em: 10 fev. 2010.
FERREIRA, M. L; KOPANAKIS, A. R. A cidade e a arte: um espaço de manifestação. Tempo da Ciência, v. 22, n. 44, 2º sem. 2015, p. 79-88.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2001.
JACQUES, Paola Berenstein. Corpografias urbanas. Arquitextos, São Paulo, ano 08, n. 093.07, Vitruvius, fev. 2008. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/08.093/165>. Acesso em: maio. 2020.
KOCH, Sabine C.; FUCHS, Thomas; SUMMA, Michela; MÜLLER, Cornelia (Org.). Body Memory, Metaphor and Movement. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2012.
LENCIONI, Sandra. Observações sobre os conceitos de cidade e urbano. Geousp (USP), v. 24, p. 109-123, 2008
PERUZZO, LEOMAR; CARVALHO, CAROLINE. Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA) e as artes cênicas: possibilidades em teatro e dança. O Teatro Transcende (Online) , v. 23, p. 61-80, 2018.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: Estética e política. São Paulo: EXO Experimental (Editora 34), 2009, 2ª edição.
__________. Estética como política. Devires, Belo Horizonte, v.7, n.2, jul/dez 2010, p. 14-36. Disponível em: <http://opiniaopublica.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/viewFile/325/186> Acesso em: abril 2018.
SETENTA, J. S. O Fazer-Dizer de Corpos: modos de fazer dança e performance. In: 1er Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos e Corporalidades en las Culturas, 2012, Rosário. Actas del 1er Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos e Corporalidades en las Culturas. Rosário: Universidade Nacional de Rosário/Investigaciones en Artes Escénicas y performáticas, 2012. p. 1-10.
SOUZA, E.; MEIRELES, M. de. Fotobiografia e entrevista narrativa: modos de narrar a vida e a cultura escolar. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu C. de. (Org.). Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2017. p. 125-141.
SUíREZ, Daniel H. Pesquisa Narrativa: outras formas de conhecer. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu C. de. (Org.). Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2017. p. 9-12.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.