CORPO, MEMÓRIA E CIDADE: A PARTILHA DO LUGAR COMUM
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3697Abstract
O presente artigo traz um relato de experiência de um projeto realizado junto a alunos e alunas do curso de Licenciatura em Dança, que aconteceu no ano de 2019, sob a direção artística de um pesquisador em Artes Visuais e colaboração de uma professora de Dança. O projeto se propôs a realizar uma pesquisa relacional corpo-cidade, percebendo as relações memoriais e corpográficas, que puderam ser investigadas por meio da escrita, do gesto e do olhar de cada participante, sendo expressas por meio de performances. A metodologia que guiou o projeto foi a Pesquisa Educacional Baseada nas Artes, que propõe por meio da investigação artística a produção de conhecimento acadêmico, tendo como abordagem definida para o seu desenvolvimento, a Pesquisa Narrativa. A pesquisa possibilitou uma experiência teórica e poética que trouxe à tona percepções subjetivas da cidade atravessadas por relatos e histórias de vida, que ganharam corpo e marcaram novos espaços da arte.Downloads
References
BRITTO, Fabiana D.; JACQUES, Paola B. Cenografias e corpografias urbanas, um diálogo sobre as relações entre corpo e cidade. Cadernos PPG-AU FAUFBA, ano 6, p. 79-86, 2008. Número especial: Paisagens do corpo.
________. Corpo e cidade – coimplicações em processo. Rev. UFMG, Belo Horizonte, v.19, n.1 e 2, p.142-155, jan./dez. 2012.
CARTAXO, Z. . Arte no espaço público: a cidade como realidade. O PERCEVEJO ONLINE , v. 02, p. 00-00, 2009.
CONZ, Rosely ; VITIELLO, J. Z. . A Criação em cena- memórias, percepções e imagens que emergem do corpo que dança. Revista aSPAs, USP - São Paulo, p. 58 - 65, 20 dez. 2012.
DIAS, B. O I/MUNDO da Educação em Cultura Visual. Brasília: Editora da pós-graduação da Universidade de Brasília, 2011.
________. Arrastão: o cotidiano espetacular e práticas pedagógicas críticas. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Orgs.). Culturas das imagens e desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2016, p.133-151.
DIAS, Belidson e IRWIN, Rita L. Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013
DOMINGUES, Viviane Mortean. Lapse: processo de criação em videodança. Monografia apresentada í Especialização Arte Contemporânea: Prática, Teoria e História da Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Tuiuti do Paraná: Curitiba, 2009. Disponível em: < http://tcconline.utp.br/wpcontent/uploads/2009/11/PROPPE_2009_LAPSE_PROCESSO_DE_CRIACAO_EM _VIDEODANCA.pdf > Acesso em: set. 2015.
DUARTE, C.R; COHEN, R.; SANTANA, E.; BRASILEIRO, A.; PAULA, K.; UGLIONE, P. Explorando as ambiências: dimensões de possibilidade metodológicas na pesquisa em arquitetura. In: Colloque International Faire une Ambiance, Grenoble, 2008. Anais.... Disponível em : . Acesso em: 10 fev. 2010.
FERREIRA, M. L; KOPANAKIS, A. R. A cidade e a arte: um espaço de manifestação. Tempo da Ciência, v. 22, n. 44, 2º sem. 2015, p. 79-88.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2001.
JACQUES, Paola Berenstein. Corpografias urbanas. Arquitextos, São Paulo, ano 08, n. 093.07, Vitruvius, fev. 2008. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/08.093/165>. Acesso em: maio. 2020.
KOCH, Sabine C.; FUCHS, Thomas; SUMMA, Michela; MÜLLER, Cornelia (Org.). Body Memory, Metaphor and Movement. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2012.
LENCIONI, Sandra. Observações sobre os conceitos de cidade e urbano. Geousp (USP), v. 24, p. 109-123, 2008
PERUZZO, LEOMAR; CARVALHO, CAROLINE. Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA) e as artes cênicas: possibilidades em teatro e dança. O Teatro Transcende (Online) , v. 23, p. 61-80, 2018.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: Estética e política. São Paulo: EXO Experimental (Editora 34), 2009, 2ª edição.
__________. Estética como política. Devires, Belo Horizonte, v.7, n.2, jul/dez 2010, p. 14-36. Disponível em: <http://opiniaopublica.ufmg.br/devires/index.php/Devires/article/viewFile/325/186> Acesso em: abril 2018.
SETENTA, J. S. O Fazer-Dizer de Corpos: modos de fazer dança e performance. In: 1er Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos e Corporalidades en las Culturas, 2012, Rosário. Actas del 1er Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos e Corporalidades en las Culturas. Rosário: Universidade Nacional de Rosário/Investigaciones en Artes Escénicas y performáticas, 2012. p. 1-10.
SOUZA, E.; MEIRELES, M. de. Fotobiografia e entrevista narrativa: modos de narrar a vida e a cultura escolar. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu C. de. (Org.). Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2017. p. 125-141.
SUíREZ, Daniel H. Pesquisa Narrativa: outras formas de conhecer. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu C. de. (Org.). Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2017. p. 9-12.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.