O MERCADO DE ARTES VISUAIS EM CURITIBA

Autores/as

  • Adriana Vaz

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2008.3.1.1634

Resumen

O presente estudo divide as galerias de arte de Curitiba em três grupos: vanguarda,intermediária e comercial. Na maioria das galerias analisadas em 2004, os artistas são "pintores degêneros" e são esses que conseguem viver profissionalmente da arte, ou seja, escolhem e seaperfeiçoam sempre no mesmo tema. Podemos dizer que, na produção de vanguarda, a linguagemplástica se dissociou do social, mas esse avanço não foi acompanhado pelo grande público; se isso éverdade para a produção, o mesmo não acontece com o/a profissional, que não dissociou do social,isso porque o/a artista depende das relações sociais para produzir a sua obra tanto materialmentequanto simbolicamente, isto é, esses profissionais, além de serem artistas plásticos, atuam em outrasáreas. Considerando esse aspecto profissional, independentemente da formação, precisam desenvolver
outras atividades que possibilitem uma remuneração.


PALAVRAS-CHAVE: sociologia da arte, transmissão e recepção, público

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Publicado

2008-12-01

Cómo citar

VAZ, Adriana. O MERCADO DE ARTES VISUAIS EM CURITIBA. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 3, n. 1, 2008. DOI: 10.33871/19805071.2008.3.1.1634. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/1634. Acesso em: 24 nov. 2024.