O MERCADO DE ARTES VISUAIS EM CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2008.3.1.1634Abstract
O presente estudo divide as galerias de arte de Curitiba em três grupos: vanguarda,intermediária e comercial. Na maioria das galerias analisadas em 2004, os artistas são "pintores degêneros" e são esses que conseguem viver profissionalmente da arte, ou seja, escolhem e seaperfeiçoam sempre no mesmo tema. Podemos dizer que, na produção de vanguarda, a linguagemplástica se dissociou do social, mas esse avanço não foi acompanhado pelo grande público; se isso éverdade para a produção, o mesmo não acontece com o/a profissional, que não dissociou do social,isso porque o/a artista depende das relações sociais para produzir a sua obra tanto materialmentequanto simbolicamente, isto é, esses profissionais, além de serem artistas plásticos, atuam em outrasáreas. Considerando esse aspecto profissional, independentemente da formação, precisam desenvolver
outras atividades que possibilitem uma remuneração.
PALAVRAS-CHAVE: sociologia da arte, transmissão e recepção, público
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.