Imagens-pulsão: incidência e pertinência para compreender o cinema brasileiro dos anos 2000
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2015.12.1.1415Resumen
Este artigo é parte de uma pesquisa que visa compreender a incidência das imagens-pulsão no cinema brasileiro dos anos 2000 e defender a pertinência do conceito para analisar essa cinematografia. Segundo Gilles Deleuze, as imagenspulsão são caracterizadas por uma obsessão pela perversão, pelo fetichismo, pela degradação do corpo e pela temporalidade entrópica. Isso ocorre porque a pulsão é compreendida no conceito de Deleuze como a expressão de um fundamental Instinto de Morte. Filmes de Cláudio Assis, "Amarelo Manga" (2003) e "Baixio das Bestas" (2006), descrevem uma série de perversões e o processo de tornar-se animal, que é entendido em termos de degradação. "Cronicamente Inviável" (2000), de Sérgio Bianchi, produz uma temporalidade entrópica na imagem por meio do uso de repetições. Nós compreendemos que, depois de um período de grande incidência, como nos exemplos citados, o cinema brasileiro afastou-se dessa tendência, num processo materializado, por exemplo, em "Crime Delicado" (2005), de Beto Brant.
Palavras-chave: Imagem-pulsão. Cinema, Brasil. Cronicamente Inviável. Crime Delicado.
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