Formação de espectadores jovens e adultos: a recepção teatral no programa educativo SESC Arte-educação – transformando plateias.
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2016.15.2.1154Resumen
Esta pesquisa investiga sobre a recepção teatral na perspectiva do gestor cultural, a partir de análises e intervenções nas ações culturais propostas pelo programa educativo "SESC Arte-educação: transformando plateias" , realizado no Teatro SESC Paulo Autran em Taguatinga-DF, com estudantes jovens e adultos. Pretende provocar o saber-sensível dos espectadores escolares pela experiência estética e busca como objetivo geral ampliar o acesso físico e linguístico dos espectadores às diversas manifestações teatrais, contribuindo para a formação de espectadores frequentadores e fruidores. Como objetivos específicos visa compreender os fenômenos da recepção teatral; diagnosticar as problemáticas estruturais e conceituais presentes nas diferentes fases de desenvolvimento do programa analisado; interferir nas ações culturais realizadas, através de intervenções mediadoras entre espetáculo e espectador; reformular as ações culturais oferecidas pelo programa e articular novas parcerias para a efetivação de um trabalho colaborativo. Assim, norteia-se pelas perguntas: como formar espectadores a partir de um programa educativo em teatro que atue para além da facilitação de acesso físico do espectador à obra? Como contribuir para que ocorra a experiência estética do estudante jovem e adulto na recepção teatral? Este estudo estabelece um diálogo interdisciplinar entre autores como Flávio Desgranges, Jacques Rancière, Maria Lúcia Pupo, Beatriz Medeiros, Michel Maffesoli, Teixeira Coelho, Paulo Freire, John Dewey, Larrosa Bondia e outros, transitando pelos campos da arte, da educação, da filosofia, da política, da comunicação e da antropologia, a fim de compreender as lacunas entre a produção e a recepção. Reflete sobre a relação entre sujeito- obra de arte, a experiência e os efeitos nos espectadores em diferentes estéticas teatrais. Discute sobre o sujeito contemporâneo e a sociedade, na busca por compreender o espectador de teatro na atualidade. Por se tratar de uma pesquisa-ação, descreve, analisa e reformula as vivências promovidas por este programa no período de abril de 2012 a abril de 2013. Envolveu os participantes por meio de observação, entrevistas semiestruturadas individuais e coletivas, diário de itinerância, registros audiovisuais, questionários e análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a articulação entre as diversas ações culturais educativas (incluindo o fazer teatral) e em especial a mediação teatral pré e pós-espetáculos contribuem para a formação de espectadores emancipados, disponíveis para a experiência estética, para o saber-sensível, capazes de interpretar, criticamente, as estéticas da vida e do cotidiano.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.