Teatro na escola: possibilidades de desenvolvimento de adolescentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2016.15.2.1118

Resumen

A arte, em todas as suas formas, é um produto histórico cultural da humanidade e, ao mesmo tempo, elemento essencial na constituição do humano do ser. Contudo, a arte, ainda que inserida no rol das disciplinas escolares obrigatórias no Brasil, tende a ser compreendida na escola como um conhecimento de menor importância e desnecessário à plena formação dos cidadãos. Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola pública da cidade de Curitiba, Paraná, com a qual pretendeu-se contribuir para a produção de conhecimentos sobre o papel das artes no desenvolvimento do ser humano. Os participantes da pesquisa foram 15 adolescentes com idades entre 12 e 14 anos. Partindo-se do pressuposto de que o ser humano é uma unidade indivisí­vel complexa na qual inter-relacionam-se as dimensões afetiva, cognitiva, social e motora, o estudo investigou as possibilidades de desenvolvimento propiciadas pela realização de atividades teatrais na instituição escolar, fundamentando-se principalmente nas ideias do psicólogo russo, criador da psicologia histórico cultural, Lev Vygotsky.

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Biografía del autor/a

Maria Eunice de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Mestra em Educaçao e graduada em Pedagogia pela mesma universidade.

Helga Loos-Sant'Ana, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Psicologia pela UFRN. Mestre em Psicologia pela UFPE. Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Publicado

2016-12-01

Cómo citar

DE OLIVEIRA, Maria Eunice; LOOS-SANT’ANA, Helga. Teatro na escola: possibilidades de desenvolvimento de adolescentes. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 15, n. 2, 2016. DOI: 10.33871/19805071.2016.15.2.1118. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/1118. Acesso em: 3 jul. 2024.