Dançar com a criança: um olhar para a composição e criação em dança com a pequena infância

Autores/as

  • Fernanda de Souza Almeida Universidade Federal de Goiás
  • Carolina Romano de Andrade Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2016.15.2.1110

Resumen

O presente texto busca destacar alguns fundamentos da dança com educação infantil e despertar um olhar para os processos de criação nesta linguagem artí­stica com a criança pequena, relevando situações da prática in loco. Pretende-se com isso, contribuir com a construção de uma dança alinhada a infância no âmbito das intervenções educativas, a partir do cruzamento interdisciplinar entre dança, educação e infância. Além disso, apresentar uma socialização de experiências em contexto, para fomentar a formação de professores por meio do debate e da sistematização de proposições sensí­veis e criativas. Desta forma, em um diálogo entre as pesquisas de doutoramento (AUTORA 1, 2016) e de mestrado (AUTORA 2, 2013) das autoras, destacou-se a necessidade dos processos de criação em dança com a educação infantil colocarem os pequenos como protagonistas do processo, participando ativamente das decisões, em diálogo com o professor/mediador. Este profissional pode se inspirar nos conhecimentos anteriores advindos das vivências das crianças e contribuir com ideias e sugestões.

Ademais, ressalta-se o papel do lúdico como fio condutor das especificidades dessa etapa da vida, uma estratégia interessante de permear as composições em dança. Nesse sentido, é importante que o professor embrenhe-se no universo infantil para oferecer pistas para auxiliar as crianças a estabelecer relações de experiência com o mundo (AUTORA 1, 2016); descobrindo e compondo sua própria dança, por meio da ludicidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda de Souza Almeida, Universidade Federal de Goiás

Professora do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora do Núcleo de pesquisa e investigação cênica Coletivo 22 e membro do grupo de pesquisa Dança: Estética, Educação do Instituto de Artes da UNESP, desde 2009, atuando em projetos de pesquisa que versam sobre dança, educação e formação de professores. Coordena o projeto de pesquisa Dançarelando: a praxis artí­stico-educativa em dança com crianças e o projeto de extensão Dançarelando.

Carolina Romano de Andrade, Universidade Estadual Paulista

Bailarina, coreógrafa, pesquisadora e professora. É professora credenciada pela Royal Academy of Dance(RAD), Bacharel (2003) e Licenciada(2006) em Dança-UNICAMP. Mestre em Artes (IA-UNICAMP/2006). Doutora em Artes (IA-UNESP/2016), membro-pesquisadora do grupo de pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE-IA/Unesp). Atuou como prof. coord. da Pós Graduação Lato sensu Dança- Educação Faculdades Integradas de Bauru. Foi professora da Universidade Sagrado Coração Bauru, no Cursos de Artes Cênicas, onde coordenou os projetos de extensão de Capoeira e Cultura Popular. Foi professora substituta na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, no curso de licenciatura em Educação Fí­sica (DEF/BAURU). Participou (2015) do Núcleo São Paulo - NuSP - ligado ao Projeto Mapeamento Dança patrocinado pelo MINC. Atualmente é professora voluntária do Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes, PROF-ARTES

Publicado

2016-12-01

Cómo citar

ALMEIDA, Fernanda de Souza; ANDRADE, Carolina Romano de. Dançar com a criança: um olhar para a composição e criação em dança com a pequena infância. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 15, n. 2, 2016. DOI: 10.33871/19805071.2016.15.2.1110. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/1110. Acesso em: 22 jul. 2024.