Cocina de Tomaltepec

cartografia e resistência entre cultura, educaç˜ão e arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11026

Palavras-chave:

arte educação;, resistência, minorias socioculturais, cozinha comunitária

Resumo

Inspiradas pela ideia de confluências proposta por Ailton Krenak, fazemos uso da cartografia de Deleuze e Guattari como mirada metodológica, para fins de expressar o que vem sendo percebido, como resistência cultural, política, prática educativa e estética de vida de um grupo de mulheres que atua em uma cozinha coletiva. A Cocina de Tomaltepec é composta por mulheres que residem cerca da cidade de Oaxaca México e pertence à comunidade de Santo Domingo de Tomaltepec. Ao nos dispormos a observar uma realidade de modo não linear, para tanto, não só distinguimos a cartografia como metodologia que se propõe a acompanhar processos existenciais, como também localizamos a comunidade, uma minoria sociopolítica na qual o trabalho de campo foi realizado como ponto de partida desta pesquisa. Desse modo, ramificamos esse espaço comunitário problematizando-o como um lugar de estratégia de resistência de uma cultura e de um gênero, como um lugar de reciprocidade, de alteridade e produção de estéticas de vida, com a intenção de aproximá-lo da luta descolonial cotidiana e, assim, remover o pedestal que o Ocidente construiu para a Arte com A maiúsculo ao separá-la de nossa experiência comum.

 

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Biografia do Autor

Claudia Madruga Cunha, UFPR

Doutora em Educação pela UFRGS (2006); Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Porto UP (2016) pela Univates (2024); Mestre em Filosofia pela PUCRS (1998); Licenciada em Filosofia pela UFPEL(1990); é´ Professora Titular do Departamento de Artes do Setor de Comunicação e Design da  atua, no Programa de Pós-Graduação em Educação / PPGE, no Curso Bacharelado em Produção Cultural e coordena o Grupo Rizoma: Laboratório de Pesquisa em Filosofia da Diferença e arte educação, UFPR, integra o Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e teatralidades, Labelit, UFPR, e o Grupo Escrileituras, DIF, UFRGS.

Paloma Muy Kuay Nicolai Lee, Universidade Nacional Autônoma do México

Paloma Muy Kuay Nicolai Lee é professora de arte e artista visual e doutoranda em Educação, na Universidade Nacional Autônoma do México (2023-2027), mestre em Pedagogia pela Universidad Campesina Indígena en Zautla, Puebla (2018-2020), especialista em Epistemologias do Sul, pela Clacso Flacso (2023-2024), Bacharel em Artes Plásticas e Visuais pela Escuela La Esmeralda, Cidade do México (2012-2017). Atualmente coordena o recém fundado Programa de Mestrado em Pesquisa Artística da Faculdade de Artes Plásticas e Visuais da UABJO, e participa como bolsista do Programa Capes, "Move La América" no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Brasil (2025).

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https://revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50105/54225. Acesso: 20/07/25.

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Publicado

2025-12-17

Como Citar

MADRUGA CUNHA, Claudia; MUY KUAY NICOLAI LEE, Paloma. Cocina de Tomaltepec: cartografia e resistência entre cultura, educaç˜ão e arte. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 301–327, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.11026. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/11026. Acesso em: 18 dez. 2025.