Cocina de Tomaltepec
cartografia e resistência entre cultura, educaç˜ão e arte
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11026Palavras-chave:
arte educação;, resistência, minorias socioculturais, cozinha comunitáriaResumo
Inspiradas pela ideia de confluências proposta por Ailton Krenak, fazemos uso da cartografia de Deleuze e Guattari como mirada metodológica, para fins de expressar o que vem sendo percebido, como resistência cultural, política, prática educativa e estética de vida de um grupo de mulheres que atua em uma cozinha coletiva. A Cocina de Tomaltepec é composta por mulheres que residem cerca da cidade de Oaxaca México e pertence à comunidade de Santo Domingo de Tomaltepec. Ao nos dispormos a observar uma realidade de modo não linear, para tanto, não só distinguimos a cartografia como metodologia que se propõe a acompanhar processos existenciais, como também localizamos a comunidade, uma minoria sociopolítica na qual o trabalho de campo foi realizado como ponto de partida desta pesquisa. Desse modo, ramificamos esse espaço comunitário problematizando-o como um lugar de estratégia de resistência de uma cultura e de um gênero, como um lugar de reciprocidade, de alteridade e produção de estéticas de vida, com a intenção de aproximá-lo da luta descolonial cotidiana e, assim, remover o pedestal que o Ocidente construiu para a Arte com A maiúsculo ao separá-la de nossa experiência comum.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ALVAREZ, Johnny; PASSOS, Eduardo. Cartografar é habitar um território existencial. In. PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana (Org.). Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2020.
BRAH, Avtar. Cartografías de la diáspora – identidades en cuestión. Madrid: Traficantes, 2011.
CALDO, Paula. Escribir la cocina, transmitir saberes, construir identidades, una experiencia de escritura colectiva sobre el saber culinário. Santa Fé: Vera Cartonera, 2021.
CALDO, Paula; FATTORE, Natalia. Transmisión: una palabra clave para repensar el vínculo pedagogía, política y sociedade. VIII Encuentro de Cátedras de Pedagogía de Universidades Nacionales Argentinas. Teoría, formación e intervención en Pedagogía, 2011, p. 1-13. Disponível em: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/32284. Acesso em: 17/11/23.
CUETO, Héctor. Desarrollo de la agricultura de los pueblos prehispánicos como parte fundamental de la evolución de su cultura. Tesis de ingeniería. Universidad Nacional Autónoma de México. 2011. Disponível em: https://ru.dgb.unam.mx/bitstream/20.500.14330/TES01000300326/3/300326.pdf. Acesso em: 15/07/25.
XXXXX, xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Referência ocultada.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 2011.
GELL, Alfred. Arte y agencia. Buenos Aires: SB, 2021.
GOOD, Catharine; CORONA, Laura. Comida, cultura y modernidad en México: Perspectivas antropológicas e históricas. Ciudad de México: Instituto Nacional de Antropología e Historia, 2011.
KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das letras, 2022.
MARTÍNEZ, Luna. Educación comunal. vol I. Serie educación comunal. Oaxaca: Casa de las preguntas, 2015.
MOORE, Jason. Capitalism as World-Ecology: Braudel and Marx on Environmental History. Organization & Environment, vol. 16, n. 4, p. 431-458, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1086026603259091. Acesso em: 01/05/23.
NEGRI, Antonio. Deleuze & Guattari – uma filosofia para o século XX. São Paulo: Politeia, 2019.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana (Org.). Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2020.
PÉREZ-TAYLOR, Rafael. Antropología y Transdisciplina. Ciudad de México: Instituto De Investigaciones Antropológicas/UNAM, 2017.
PICHARDO, Beatriz. La revolución verde en México, Agrária, n. 4. p. 40-68, 2006. Disponível em: https://revistas.usp.br/agraria/article/view/121. Acesso em: 20/07/25.
RICHARDS, Audrey. Hunger and Work in a Savage Tribe. Londres: George Routledge & Sons, 1932.
RICHARDS, Audrey. Land, Labour and Diet in Northern Rhodesia. Londres: Oxford University Press, 1939.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental – transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2016.
SEGATO, Rita. Cenas de um pensamento incômodo – Gênero, cárcere e cultura em uma visada decolonial. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Filiação intensiva e aliança demoníaca. Novos Estudos CEBRAP, n. 77, p. 91-125, 2007. https://www.scielo.br/j/nec/a/FLYCmByK8ddHyrFt9HfcMfM/ Acesso em: 28/07/25.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A floresta de Cristal – ensaios de antropologia. São Paulo: N-1 edições, 2024.
BARCELOS NETO, Aristoteles; RAMOS, Danilo, BÜHLER, Maíra S. Abaeté Rede de Antropologia Simétrica entrevista com Marcio Goldman e Eduardo Viveiros de Castro. Cadernos de campo, São Paulo, n. 14/15, p. 1-382, 2006.
https://revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50105/54225. Acesso: 20/07/25.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.