COCINA DE TOMALTEPEC – CARTOGRAPHY AND RESISTANCE BETWEEN CULTURE, EDUCATION AND ART
cartografia e resistência entre cultura, educaç˜ão e arte
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11026Keywords:
sociocultural minorities; community kitchen, art education, resistanceAbstract
Inspiradas pela ideia de confluências proposta por Ailton Krenak, fazemos uso da cartografia de Deleuze e Guattari como mirada metodológica, para fins de expressar o que vem sendo percebido, como resistência cultural, política, prática educativa e estética de vida de um grupo de mulheres que atua em uma cozinha coletiva. A Cocina de Tomaltepec é composta por mulheres que residem cerca da cidade de Oaxaca México e pertence à comunidade de Santo Domingo de Tomaltepec. Ao nos dispormos a observar uma realidade de modo não linear, para tanto, não só distinguimos a cartografia como metodologia que se propõe a acompanhar processos existenciais, como também localizamos a comunidade, uma minoria sociopolítica na qual o trabalho de campo foi realizado como ponto de partida desta pesquisa. Desse modo, ramificamos esse espaço comunitário problematizando-o como um lugar de estratégia de resistência de uma cultura e de um gênero, como um lugar de reciprocidade, de alteridade e produção de estéticas de vida, com a intenção de aproximá-lo da luta descolonial cotidiana e, assim, remover o pedestal que o Ocidente construiu para a Arte com A maiúsculo ao separá-la de nossa experiência comum.
Downloads
References
REFERÊNCIAS
ALVAREZ, Johnny; PASSOS, Eduardo. Cartografar é habitar um território existencial. In. PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana (Org.). Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2020.
BRAH, Avtar. Cartografías de la diáspora – identidades en cuestión. Madrid: Traficantes, 2011.
CALDO, Paula. Escribir la cocina, transmitir saberes, construir identidades, una experiencia de escritura colectiva sobre el saber culinário. Santa Fé: Vera Cartonera, 2021.
CALDO, Paula; FATTORE, Natalia. Transmisión: una palabra clave para repensar el vínculo pedagogía, política y sociedade. VIII Encuentro de Cátedras de Pedagogía de Universidades Nacionales Argentinas. Teoría, formación e intervención en Pedagogía, 2011, p. 1-13. Disponível em: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/32284. Acesso em: 17/11/23.
CUETO, Héctor. Desarrollo de la agricultura de los pueblos prehispánicos como parte fundamental de la evolución de su cultura. Tesis de ingeniería. Universidad Nacional Autónoma de México. 2011. Disponível em: https://ru.dgb.unam.mx/bitstream/20.500.14330/TES01000300326/3/300326.pdf. Acesso em: 15/07/25.
XXXXX, xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Referência ocultada.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 2011.
GELL, Alfred. Arte y agencia. Buenos Aires: SB, 2021.
GOOD, Catharine; CORONA, Laura. Comida, cultura y modernidad en México: Perspectivas antropológicas e históricas. Ciudad de México: Instituto Nacional de Antropología e Historia, 2011.
KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das letras, 2022.
MARTÍNEZ, Luna. Educación comunal. vol I. Serie educación comunal. Oaxaca: Casa de las preguntas, 2015.
MOORE, Jason. Capitalism as World-Ecology: Braudel and Marx on Environmental History. Organization & Environment, vol. 16, n. 4, p. 431-458, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1086026603259091. Acesso em: 01/05/23.
NEGRI, Antonio. Deleuze & Guattari – uma filosofia para o século XX. São Paulo: Politeia, 2019.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana (Org.). Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2020.
PÉREZ-TAYLOR, Rafael. Antropología y Transdisciplina. Ciudad de México: Instituto De Investigaciones Antropológicas/UNAM, 2017.
PICHARDO, Beatriz. La revolución verde en México, Agrária, n. 4. p. 40-68, 2006. Disponível em: https://revistas.usp.br/agraria/article/view/121. Acesso em: 20/07/25.
RICHARDS, Audrey. Hunger and Work in a Savage Tribe. Londres: George Routledge & Sons, 1932.
RICHARDS, Audrey. Land, Labour and Diet in Northern Rhodesia. Londres: Oxford University Press, 1939.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental – transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2016.
SEGATO, Rita. Cenas de um pensamento incômodo – Gênero, cárcere e cultura em uma visada decolonial. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Filiação intensiva e aliança demoníaca. Novos Estudos CEBRAP, n. 77, p. 91-125, 2007. https://www.scielo.br/j/nec/a/FLYCmByK8ddHyrFt9HfcMfM/ Acesso em: 28/07/25.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A floresta de Cristal – ensaios de antropologia. São Paulo: N-1 edições, 2024.
BARCELOS NETO, Aristoteles; RAMOS, Danilo, BÜHLER, Maíra S. Abaeté Rede de Antropologia Simétrica entrevista com Marcio Goldman e Eduardo Viveiros de Castro. Cadernos de campo, São Paulo, n. 14/15, p. 1-382, 2006.
https://revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50105/54225. Acesso: 20/07/25.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.