Processos artísticos com crianças no Programa de Iniciação Artística - PIÁ

temporalidades em perspectivas contracoloniais

Autores/as

  • Joice Rodrigues de Lima UDESC
  • Diego de Medeiros Pereira UDESC

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11024

Palabras clave:

Contracolonialidade, Processos artísticos, infancialização, PIÁ, Temporalidades

Resumen

Este texto propõe refletir sobre as temporalidades nos processos artísticos do Programa de Iniciação Artística - PIÁ, entendendo esse fator como um dos pilares para a construção de práticas artísticas com crianças em perspectivas contracoloniais. Para isso, iniciaremos com um panorama do PIÁ, detalhando seu surgimento, relação com a cidade, estrutura e princípios artístico-pedagógicos. Em seguida, aprofundaremos o conceito de contracolonialidade, conectando-o a uma perspectiva afrorreferenciada de infancialização – que valoriza o habitar o mundo com presença e encantamento. Deste ponto, investigaremos como o modo de com que os processos artísticos no PIÁ, sustentam temporalidades que condizem com a noção de ancestralidade, a interação com o presente e manutenção de modos de participação circulares, afastando-se de valores ocidentais que estruturam a atual colonialidade, como o utilitarismo e o produtivismo presentes no controle do tempo das crianças. Finalmente, analisaremos as práticas artísticas do PIÁ para demonstrar como o manejo do tempo nessas atividades revela aspectos da contracolonialidade, oferecendo processos artísticos que, de fato, se constituam a partir dos interesses, desejos e subjetividades das crianças.

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Biografía del autor/a

Joice Rodrigues de Lima, UDESC

Joice Rodrigues de Lima Atua como professora colaboradora no curso de Licenciatura em Artes Cênicas/CEART/UDESC. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UDESC, mestre em Artes pela UNICAMP e graduada em Artes Cênicas pela UEL. É artista educadora e pesquisadora das relações entre Arte e Infâncias Pedagogias do Teatro, além de atriz, palhaça, diretora teatral. Integra o Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias, no CEART/UDESC e o Coletivo de palhaçaria Povo Parrir. Possui experiência como coordenadora e artista educadora no PIÁ (Programa de Iniciação Artística/SP) e como orientadora de Artes Cênicas no SESI/SP.

Diego de Medeiros Pereira, UDESC

Doutor em Teatro (2015) pelo Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGT-UDESC). Mestre em Teatro (2011) por esse programa. Licenciado em Artes Cênicas (2008), também pela UDESC, e Bacharel em Ciências Contábeis (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente no Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a partir de 2018, no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) e no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Líder do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (getis/CNPq). Coordenador do Programa de Extensão Núcleo de Arte e Infância no CEART (NAICE). Diretor e produtor da Trupe da Alegria - grupo teatral formado por profissionais da Educação Infantil de Florianópolis (SC). Pesquisa a formação de professores/as e o trabalho com a linguagem do teatro na Educação Infantil, com foco na abordagem do Drama. Ator, encenador e dançarino. Possui experiências nas áreas de Ensino do Teatro, Atuação, Práticas Corporais e Dança. Presta consultorias para formação de professores/as. Autor dos Livros Que Drama é Esse?!? - práticas teatrais na Educação Infantil (2021) e Teatro na Formação de Professores da Educação Infantil (2015).

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Publicado

2025-12-17

Cómo citar

RODRIGUES DE LIMA, Joice; DE MEDEIROS PEREIRA, Diego. Processos artísticos com crianças no Programa de Iniciação Artística - PIÁ: temporalidades em perspectivas contracoloniais. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 403–424, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.11024. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/11024. Acesso em: 18 dic. 2025.