Gestos poéticos e políticos na performatividade dos arquivos e no encontro com as imagens fotográficas do projeto “Retratistas do Morro”
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.10999Palabras clave:
Arquivo, Fotografias, Retratistas do Morro, HospitalidadeResumen
O texto é resultado dos encontros entre as imagens fotográficas do projeto “Retratistas do Morro” (idealizado pelo artista visual Guilherme Cunha) com um de seus fotógrafos idealizadores, João Mendes, e uma moradora atual do Aglomerado da Serra, Cristiane Gomes. De autoria dos fotógrafos João Mendes e Afonso Pimenta, as imagens do projeto foram registradas entre as décadas de 1960 e 1990 no próprio Aglomerado, mostrando cenas do cotidiano de seus moradores. Argumentamos que a performatividade dessas imagens tem sua agência intensificada pelos relatos produzidos pelos entrevistados, configurando uma operação crítica, que rearticula modos de narrar, interferindo em relações de poder e imaginários, desestabilizando formas consensuais de pensar a experiência. Mostramos como o encontro hospitaleiro com as imagens pode criar imprevistos, zonas de indecisão nas quais o aparecimento promovido pelo trabalho das imagens do projeto não visa explicar a vida de pessoas vulneráveis, mas liberar outras operações imaginárias, desafiando certas normas de ordenamento e avaliação das vidas que florescem e resistem nas margens.
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