Gestos poéticos e políticos na performatividade dos arquivos e no encontro com as imagens fotográficas do projeto “Retratistas do Morro”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.10999

Palabras clave:

Arquivo, Fotografias, Retratistas do Morro, Hospitalidade

Resumen

O texto é resultado dos encontros entre as imagens fotográficas do projeto “Retratistas do Morro” (idealizado pelo artista visual Guilherme Cunha) com um de seus fotógrafos idealizadores, João Mendes, e uma moradora atual do Aglomerado da Serra, Cristiane Gomes. De autoria dos fotógrafos João Mendes e Afonso Pimenta, as imagens do projeto foram registradas entre as décadas de 1960 e 1990 no próprio Aglomerado, mostrando cenas do cotidiano de seus moradores. Argumentamos que a performatividade dessas imagens tem sua agência intensificada pelos relatos produzidos pelos entrevistados, configurando uma operação crítica, que rearticula modos de narrar, interferindo em relações de poder e imaginários, desestabilizando formas consensuais de pensar a experiência. Mostramos como o encontro hospitaleiro com as imagens pode criar imprevistos, zonas de indecisão nas quais o aparecimento promovido pelo trabalho das imagens do projeto não visa explicar a vida de pessoas vulneráveis, mas liberar outras operações imaginárias, desafiando certas normas de ordenamento e avaliação das vidas que florescem e resistem nas margens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Falcão Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Comunicação Social pelo PPGCOM da Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa "Comunicação, territorialidades e vulnerabilidades", onde é bolsista da Capes. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi bolsista da Capes. Especialista em "História da Arte Contemporânea" e "Memória e Historiografia: Patrimônio Cultural e identidades em Minas Gerais", ambos pelo Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Ângela Cristina Salgueiro Marques, UFMG

Doutora em Comunicação Social pela UFMG e pós-doutora em Ciências da Comunicação e da Informação pela Université Stendhal, Grenoble III, França. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Bolsista do CNPq.

Andre Guimarães Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais, integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação. Pesquisador do CNPq, participa do Grupo Poéticas da Experiência (CNPq/UFMG) e da equipe de editores da Devires - Cinema e Humanidades. Compõe o grupo de docentes da Formação Transversal em Saberes Tradicionais na UFMG. Desenvolve pesquisas no domínio do cinema e do cinema documentário, com atenção à produção de filmes por diretores e coletivos indígenas.

Andrea Soto Calderón, Universidade Autônoma de Barcelona (UAB)

Realizou doutorado em Filosofia (UAB) e sua tese é intitulada “El discurso sobre las imágenes em el pensamento de Jacques Rancière”. É docente no curso de graduação em Filosofia da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), onde leciona as disciplinas “Estética” e “Filosofia e cinema”, e no departamento de Ciências Humanas da Universidad Pompeu Fabra, onde leciona a disciplina “Temas Fundamentales de la Filosofia”. Na pós-graduação, é professora do curso de Mestrado em Pesquisa em Arte e Desenho do Centre Universitari de Disseny da Universitat Autónoma de Barcelona.

Citas

BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução de Irene Aron. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

BRASIL, André. O cinema e as barragens (anotações sobre a devolução das imagens). Fórum doc. Belo Horizonte. 2021.

CALDERÓN, Andrea Soto. La performatividad de las imágenes. Santiago de Chile: Ediciones Metales Pesados, 2020.

CALDERÓN, Andrea Soto. Imaginación Material. Santiago de Chile: Ediciones Metales Pesados, 2022.

CALDERON, A. Imágenes que resisten. Barcelona:Ayuntamiento de Barcelona. Instituto de Cultura, La Virreina Centre de la Imatge, 2023.

CUNHA, Guilherme. Site Retratistas do Morro. 2015. Disponível em: < https://www.retratistasdomorro.guilhermecunha.art.br/ > Acesso em 03/08/2024.

DA COSTA, Luciano Bernardino. Imagem dialética/imagem crítica: um percurso de Walter Benjamin à George Didi-Huberman. 2009.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontar, remontagem (do tempo). Chão da Feira, Caderno de leituras 47, 2016. Disponível em: http://chaodafeira.com/cadernos/remontar-remontagem-do-tempo/. Acesso em 27 set. 2024.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. Serrote, v.13, p.98-133, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Peuples exposés, peuples figurants: L’Oeil de l’Histoire, 4. Paris: Éditions de Minuit, 2012.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin: os cacos da história. Ed Brasiliense, São Paulo, SP. 1982

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin ou a história aberta, prefácio a W. Benjamin, Obras escolhidas I. São Paulo, Brasiliense, 1987.

GUIMARÃES, César. Imagens da memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte: Pós- graduação em Letras/ Estudos literários - Fale/UFMG; Ed. UFMG, 1997.

HARTMAN, Saidiya. Vênus em dois atos. Revista ECO-Pós, v. 23, n. 3, p. 12–33, 2020.

JACQUES, Paola Berenstein. Pensar por montagens. In: PEREIRA, Margareth da Silva; JACQUES, Paola Berenstein (org.). Nebulosas do pensamento urbanístico: tomo I: modos de pensar. Salvador: Edufba, 2018. p. 206-235.

MARQUES, Ângela. Política da imagem, subjetivação e cenas de dissenso. Artigo: discursos fotográficos, Londrina, v.10, n.17, p.61-86, jul./dez. 2014.

MARQUES, Ângela. Comunicação, estética e política: a partilha do sensível promovida pelo dissenso, pela resistência e pela comunidade. Revista Galáxia, São Paulo, n. 22, p. 25- 39, dez. 2011.

MONDZAIN, Marie-José. K como Kolônia. Lisboa: Orfeu Negro, 2022.

MORTIMER, Junia. Poéticas de arquivo como práticas urbanas. Revista Brasileira ee Estudos Urbanos 3 Regionais, v.22, n.1, 2020, p.1-29.

MURICY, Katia. Alegorias da dialética: imagem e pensamento em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998.

OLIVEIRA, Maria Eugênia Dias. Walter Benjamin e as passagens para a modernidade. In: Colóquio Nacional "Morte da arte, hoje", 1993, Belo Horizonte. Anais do colóquio "Mote da arte, hoje". Belo Horizonte: Laboratório de Estética FAFICH/UFMG, 1993. v. 1. p. 172-181.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Ed 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. Trabalho sobre a imagem. Revista Urdimento, nº 15, 2010a, p.91-105.

RANCIÈRE, Jacques. Ten Thesis on politics. In: Dissensus: on politics and aesthetics. Edited and transleted by Steven Corcoran. London: Continuum, 2010b, p.27-43.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

RANCIÈRE, Jacques. Le travail des images. Conversations avec Andrea Soto Calderón. Dijon: Les Presses du Réel, 2019.

RANCIÈRE, Jacques. La pensée des bords (entretien avec Fabienne Brugère). Critique, n. 881, p. 828-840, 2020.

RANCIÈRE, Jacques. João Guimarães Rosa: a ficção à beira do nada. Belo Horizonte: Relicário, 2021.

RANCIÈRE, Jacques. Pedro Costa: les chambres du cinéaste. Paris, Montreuil: Les éditions de l’œil, 2022.

SILVA E SOUSA, F. Eu não sou uma nota de rodapé para o pensamento de grandes homens brancos: uma entrevista com Saidiya Hartman. Odeere, 8(1), 2023, p.1-23.

VELLOSO, Rita. Pensar por constelações. In: PEREIRA, Margareth da Silva; JACQUES, Paola Berenstein (org.). Nebulosas do pensamento urbanístico: tomo I: modos de pensar. Salvador: Edufba, 2018, p.98-121.

VELLOSO, Rita. Urbano-Constelação. Belo Horizonte: Cosmópolis, 2022.

WAKS, Jonas; CARVALHO, José, VALLE, Lilian; GRECO, Maria. Tomada da palavra e conquista do tempo livre: uma entrevista com Jacques Rancière. In: CARVALHO, José (org.). Jacques Rancière e a escola: educação, política e emancipação. Belo Horizonte: Autêntica, 2022, p.25-50.

Publicado

2025-12-17

Cómo citar

FALCÃO DUARTE, Mariana; SALGUEIRO MARQUES, Ângela Cristina; GUIMARÃES BRASIL, Andre; SOTO CALDERÓN, Andrea. Gestos poéticos e políticos na performatividade dos arquivos e no encontro com as imagens fotográficas do projeto “Retratistas do Morro”. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 6–34, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.10999. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/10999. Acesso em: 18 dic. 2025.