Gestos poéticos e políticos na performatividade dos arquivos e no encontro com as imagens fotográficas do projeto “Retratistas do Morro”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.10999

Palavras-chave:

Arquivo, Fotografias, Retratistas do Morro, Hospitalidade

Resumo

O texto é resultado dos encontros entre as imagens fotográficas do projeto “Retratistas do Morro” (idealizado pelo artista visual Guilherme Cunha) com um de seus fotógrafos idealizadores, João Mendes, e uma moradora atual do Aglomerado da Serra, Cristiane Gomes. De autoria dos fotógrafos João Mendes e Afonso Pimenta, as imagens do projeto foram registradas entre as décadas de 1960 e 1990 no próprio Aglomerado, mostrando cenas do cotidiano de seus moradores. Argumentamos que a performatividade dessas imagens tem sua agência intensificada pelos relatos produzidos pelos entrevistados, configurando uma operação crítica, que rearticula modos de narrar, interferindo em relações de poder e imaginários, desestabilizando formas consensuais de pensar a experiência. Mostramos como o encontro hospitaleiro com as imagens pode criar imprevistos, zonas de indecisão nas quais o aparecimento promovido pelo trabalho das imagens do projeto não visa explicar a vida de pessoas vulneráveis, mas liberar outras operações imaginárias, desafiando certas normas de ordenamento e avaliação das vidas que florescem e resistem nas margens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Falcão Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Comunicação Social pelo PPGCOM da Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa "Comunicação, territorialidades e vulnerabilidades", onde é bolsista da Capes. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi bolsista da Capes. Especialista em "História da Arte Contemporânea" e "Memória e Historiografia: Patrimônio Cultural e identidades em Minas Gerais", ambos pelo Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Ângela Cristina Salgueiro Marques, UFMG

Doutora em Comunicação Social pela UFMG e pós-doutora em Ciências da Comunicação e da Informação pela Université Stendhal, Grenoble III, França. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Bolsista do CNPq.

André Guimarães Brasil, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais, integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação. Pesquisador do CNPq, participa do Grupo Poéticas da Experiência (CNPq/UFMG) e da equipe de editores da Devires - Cinema e Humanidades. Compõe o grupo de docentes da Formação Transversal em Saberes Tradicionais na UFMG. Desenvolve pesquisas no domínio do cinema e do cinema documentário, com atenção à produção de filmes por diretores e coletivos indígenas.

Andrea Soto Calderón, Universidade Autônoma de Barcelona (UAB)

Realizou doutorado em Filosofia (UAB) e sua tese é intitulada “El discurso sobre las imágenes em el pensamento de Jacques Rancière”. É docente no curso de graduação em Filosofia da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), onde leciona as disciplinas “Estética” e “Filosofia e cinema”, e no departamento de Ciências Humanas da Universidad Pompeu Fabra, onde leciona a disciplina “Temas Fundamentales de la Filosofia”. Na pós-graduação, é professora do curso de Mestrado em Pesquisa em Arte e Desenho do Centre Universitari de Disseny da Universitat Autónoma de Barcelona.

Referências

BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução de Irene Aron. Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

BRASIL, André. O cinema e as barragens (anotações sobre a devolução das imagens). Fórum doc. Belo Horizonte. 2021.

CALDERÓN, Andrea Soto. La performatividad de las imágenes. Santiago de Chile: Ediciones Metales Pesados, 2020.

CALDERÓN, Andrea Soto. Imaginación Material. Santiago de Chile: Ediciones Metales Pesados, 2022.

CALDERON, A. Imágenes que resisten. Barcelona:Ayuntamiento de Barcelona. Instituto de Cultura, La Virreina Centre de la Imatge, 2023.

CUNHA, Guilherme. Site Retratistas do Morro. 2015. Disponível em: < https://www.retratistasdomorro.guilhermecunha.art.br/ > Acesso em 03/08/2024.

DA COSTA, Luciano Bernardino. Imagem dialética/imagem crítica: um percurso de Walter Benjamin à George Didi-Huberman. 2009.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontar, remontagem (do tempo). Chão da Feira, Caderno de leituras 47, 2016. Disponível em: http://chaodafeira.com/cadernos/remontar-remontagem-do-tempo/. Acesso em 27 set. 2024.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. Serrote, v.13, p.98-133, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Peuples exposés, peuples figurants: L’Oeil de l’Histoire, 4. Paris: Éditions de Minuit, 2012.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin: os cacos da história. Ed Brasiliense, São Paulo, SP. 1982

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin ou a história aberta, prefácio a W. Benjamin, Obras escolhidas I. São Paulo, Brasiliense, 1987.

GUIMARÃES, César. Imagens da memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte: Pós- graduação em Letras/ Estudos literários - Fale/UFMG; Ed. UFMG, 1997.

HARTMAN, Saidiya. Vênus em dois atos. Revista ECO-Pós, v. 23, n. 3, p. 12–33, 2020.

JACQUES, Paola Berenstein. Pensar por montagens. In: PEREIRA, Margareth da Silva; JACQUES, Paola Berenstein (org.). Nebulosas do pensamento urbanístico: tomo I: modos de pensar. Salvador: Edufba, 2018. p. 206-235.

MARQUES, Ângela. Política da imagem, subjetivação e cenas de dissenso. Artigo: discursos fotográficos, Londrina, v.10, n.17, p.61-86, jul./dez. 2014.

MARQUES, Ângela. Comunicação, estética e política: a partilha do sensível promovida pelo dissenso, pela resistência e pela comunidade. Revista Galáxia, São Paulo, n. 22, p. 25- 39, dez. 2011.

MONDZAIN, Marie-José. K como Kolônia. Lisboa: Orfeu Negro, 2022.

MORTIMER, Junia. Poéticas de arquivo como práticas urbanas. Revista Brasileira ee Estudos Urbanos 3 Regionais, v.22, n.1, 2020, p.1-29.

MURICY, Katia. Alegorias da dialética: imagem e pensamento em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998.

OLIVEIRA, Maria Eugênia Dias. Walter Benjamin e as passagens para a modernidade. In: Colóquio Nacional "Morte da arte, hoje", 1993, Belo Horizonte. Anais do colóquio "Mote da arte, hoje". Belo Horizonte: Laboratório de Estética FAFICH/UFMG, 1993. v. 1. p. 172-181.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Ed 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. Trabalho sobre a imagem. Revista Urdimento, nº 15, 2010a, p.91-105.

RANCIÈRE, Jacques. Ten Thesis on politics. In: Dissensus: on politics and aesthetics. Edited and transleted by Steven Corcoran. London: Continuum, 2010b, p.27-43.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

RANCIÈRE, Jacques. Le travail des images. Conversations avec Andrea Soto Calderón. Dijon: Les Presses du Réel, 2019.

RANCIÈRE, Jacques. La pensée des bords (entretien avec Fabienne Brugère). Critique, n. 881, p. 828-840, 2020.

RANCIÈRE, Jacques. João Guimarães Rosa: a ficção à beira do nada. Belo Horizonte: Relicário, 2021.

RANCIÈRE, Jacques. Pedro Costa: les chambres du cinéaste. Paris, Montreuil: Les éditions de l’œil, 2022.

SILVA E SOUSA, F. Eu não sou uma nota de rodapé para o pensamento de grandes homens brancos: uma entrevista com Saidiya Hartman. Odeere, 8(1), 2023, p.1-23.

VELLOSO, Rita. Pensar por constelações. In: PEREIRA, Margareth da Silva; JACQUES, Paola Berenstein (org.). Nebulosas do pensamento urbanístico: tomo I: modos de pensar. Salvador: Edufba, 2018, p.98-121.

VELLOSO, Rita. Urbano-Constelação. Belo Horizonte: Cosmópolis, 2022.

WAKS, Jonas; CARVALHO, José, VALLE, Lilian; GRECO, Maria. Tomada da palavra e conquista do tempo livre: uma entrevista com Jacques Rancière. In: CARVALHO, José (org.). Jacques Rancière e a escola: educação, política e emancipação. Belo Horizonte: Autêntica, 2022, p.25-50.

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

FALCÃO DUARTE, Mariana; SALGUEIRO MARQUES, Ângela Cristina; GUIMARÃES BRASIL, Andre; SOTO CALDERÓN, Andrea. Gestos poéticos e políticos na performatividade dos arquivos e no encontro com as imagens fotográficas do projeto “Retratistas do Morro”. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 6–34, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.10999. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/10999. Acesso em: 18 dez. 2025.