O Atentado de Eduardo Srur
da pintura de cavalete para a intervenção urbana
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.10836Palabras clave:
Eduardo Srur, pintura, intervenção urbanaResumen
O texto aborda a produção do artista Eduardo Srur, notadamente a ação Atentado, de 2004, procurando investigar como a prática pictórica de Srur se transferiu do espaço do ateliê para o espaço urbano, preservando, ainda assim, uma conversa com a história da pintura. Para isso, optou-se pelo estudo da poética do artista, entendida aqui como o conjunto de aspectos que contribuem para a concretização da atividade artística, como os modos operativos adotados. Neste artigo, aventa-se que, em Atentado — intervenção na qual o artista explode balões cheios de tinta em painéis publicitários da cidade de São Paulo —, Srur fez uso de outras referências artísticas, distantes da pintura representativa, de caráter realista-simbólico, que identifica seus primeiros trabalhos. Para levar a cabo a ação, o artista empregou expedientes que derivam da “pintura de ação” das décadas de 1940 e 1950 e também das neovanguardas das décadas de 1960 e 1970. Por meio do diálogo com esses modelos, a atividade pictórica, que se converte numa atividade intervencionista, subsiste através de materiais e modos não convencionais.
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