Dimensiones cristianas de la luz en Quando eu era vivo (2014)

estrategias y sentidos cristianos de las luces y las sombras en el cine de terror latinoamericano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10295

Palabras clave:

cine, cristianismo, luz, sombra, economía

Resumen

No presente artigo, investigamos as possíveis dimensões cristãs da luz e da sombra que permeiam a direção de fotografia audiovisual do longa-metragem Quando eu era vivo (2014), do diretor brasileiro Marco Dutra. Por meio de um procedimento comparativo, confrontamos a fotografia do filme com diferentes práticas cristãs da luz anteriores ao século XVIII. A partir disso, argumentamos que a construção luminosa do filme ecoa determinados sentidos, valores e estratégias da luz e da sombra ligados à religião cristã. Em específico, buscamos entender de que modo o conceito teológico de economia, tal como estudado por Giorgio Agamben e Marie-José Mondzain, pode contribuir para iluminar a compreensão de algumas estratégias emocionais que mobilizam a luz e estão presentes nos diferentes objetos estudados. Embora não desejemos, de forma alguma, generalizar os resultados de nosso estudo, ambicionamos, a partir dele, não apenas tensionar de que modo a fotografia audiovisual se insere em uma produção imaginária mais ampla — da qual se torna inseparável —, mas também desnaturalizar os possíveis sentidos, valores ou relações de poder veiculados, estimulados ou instaurados por meio de certas práticas luminosas audiovisuais.

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Biografía del autor/a

Antoine Nicolas Gonod d Artemare, ESPM

Antoine d'Artemare es doctor en Comunicación (UFF, 2024) y maestro en Comunicación y Cultura (UFRJ, 2020), con formación en Cine por La Fémis (París, 2010). Desde 2018, es profesor en el programa de Cine y Audiovisual de la ESPM-RJ, donde enseña Fotografía, Dirección de Fotografía y Corrección de Color y Finalización. Sus principales temas de investigación son el cine y el audiovisual, la dirección de fotografía, la luz y la biopolítica. También trabaja como director de fotografía y colorista, y desde 2013, gestiona el estudio de postproducción Azul Que Não Há en Río de Janeiro. http://lattes.cnpq.br/2673891375061987 Correo electrónico: antoine.dartemare@gmail.com

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Publicado

2025-07-01

Cómo citar

GONOD D ARTEMARE, Antoine Nicolas. Dimensiones cristianas de la luz en Quando eu era vivo (2014): estrategias y sentidos cristianos de las luces y las sombras en el cine de terror latinoamericano. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 32, n. 1, p. 184–210, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.32.1.10295. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/10295. Acesso em: 5 dic. 2025.