TRÂNSITOS E PRÁTICAS DECOLONIAIS EM ARTE E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4464Resumen
A relação com o ensino e a história da arte, na América Latina, permanece dependente de narrativas hegemônicas e colonizadoras. O domínio norte eurocêntrico continua a produzir implicações sociais negativas sobre a história e a memória de países que foram colonizados. As autoras deste texto, atuantes em instituições de ensino superior na Colômbia e no Brasil, têm aprofundado suas investigações em torno do pensamento decolonial e em 2019 decidiram realizar ações pontuais com um grupo de estudantes de arte, do bacharelado e da licenciatura. O intuito era desestabilizar narrativas sobre história da arte e processos de criação, questionar a colonialidade do saber (Mignolo, 2003) e incentivar outras relações com a arte. O fio condutor foi a apresentação do vídeo de Chimamanda Adichie intitulado "O perigo de uma história única" . Esta ação em comum foi ogatilho para a discussão e elaboração de propostas por parte dos estudantes. Procurou-se ampliar a relação com os saberes e questionar os que são invisibilizados pelas historiografias eurocêntricas para que sejam elaborados outros modos de pensar e compreender a arte e a realidade latino-americana. Ao final apresenta-se o trabalho artístico das autoras com forma particular de nomear o invisível e demarcar posicionamentos.Descargas
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