Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

Ao efetuar a submissão pelo sistema, autores/as deverão atentar ao preenchimento de todos os campos solicitados (incluindo perfil público), bem como checar todas as normas aqui apontadas, do contrário, poderão ter sua submissão recusada. 

  1. As contribuições devem ser enviadas diretamente pelo sistema de submissão de periódicos da UNESPAR, em editor de texto, com extensões "doc" ou "docx" . Arquivos enviados no formato PDF serão excluí­dos;
  2. Só serão aceitos trabalhos enviados com as devidas revisões gramatical e ortográfica; cabe destacar que a tradução de tí­tulo, resumo e palavras-chave para a lí­ngua estrangeira são de responsabilidade do(s) autor(es). As lí­nguas estrangeiras preferenciais são espanhol, inglês e francês.
  3. O artigo deverá ser enviado sem qualquer identificação de autoria no documento anexado, pois autoria e coautorias devem ser
    indicadas no momento do cadastro do texto, no sistema de periódicos da UNESPAR;
  4. O preenchimento dos dados biográficos, no momento do cadastro no sistema, é obrigatório e deve ter de 4 a 7 linhas, contendo dados do/a autor/a com titulação, vínculo institucional,  link  para o currí­culo lattes e email de contato;
  5. Os textos enviados na seção de Artigos ou Ensaios devem estar de acordo com a linha editorial da Revista Cientí­fica/FAP, devem ser inéditos  e escritos em uma das seguintes lí­nguas: português, inglês, espanhol ou francês.
  6. Os textos de Artigos ou Ensaios devem conter no mí­nimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo referências e folha de rosto [com tí­tulo, resumo, palavras-chave em português e em lí­ngua estrangeira]. 


RESENHAS

O periódico publica resenhas de livros, coletâneas, teses e dissertações disponí­veis online, documentários, filmes e outros formatos na área das Artes publicados ou exibidos nos últimos 4 anos [em relação ao número/ano do volume da Revista]. O texto da resenha deve ter no mí­nimo 2 e no máximo 10 páginas, apresentar um tí­tulo [independente do tí­tulo do material resenhado], um breve Resumo [3 a 5 linhas], palavras-chave [3 a 5] e apresentar anexado ao texto uma imagem fotográfica da capa do material resenhado para fins de ilustração (arquivo de imagem deve ter no mí­nimo 100 e no máximo 300 dpi).


ENTREVISTAS

As entrevistas devem ter no mí­nimo 5 e no máximo 15 páginas, contendo um tí­tulo, um cabeçalho na primeira página com informações sobre a pessoa entrevistada, o enfoque, a data e o local de realização da entrevista. Deve constar o/s nome/s e um breve currí­culo [4 a 7 linhas] - em nota de rodapé correspondente - sobre o/s entrevistador/es.

 

FORMATAÇÃO

1 O artigo ou ensaio deve iniciar com folha de rosto contendo:

1.1 tí­tulo em caixa alta, negrito (com ou sem subtí­tulo) – centralizado em fonte Calibri, tamanho14;

1.2 resumo em lí­ngua vernácula (mí­nimo de 100 e máximo de 250 palavras, em fonte Calibri tamanho 12, com entrelinhamento simples, justificado e sem recuo);

1.3 palavras-chave em lí­ngua vernácula, separadas por pontos e ví­rgula (de 3 até 5 palavras) que, preferencialmente, façam parte de vocabulário controlado.
Exemplos: Vocabulário Controlado USP; VCB das Bibliotecas doCongresso Nacional, BNDigital da Biblioteca Nacional.

1.4 tí­tulo em lí­ngua estrangeira em caixa alta, em negrito (com ou sem subtí­tulo) – centralizado em fonte Calibri, tamanho 14;

1.5 resumo em lí­ngua estrangeira (mí­nimo de 100 e máximo de 250 palavras, em fonte Calibri, tamanho 12, com entrelinhamento simples, justificado e sem recuo);

1.6 palavras-chave em lí­ngua estrangeira separadas por ponto e ví­rgula (de 3 até 5 palavras que, preferencialmente, façam parte de vocabulário controlado;

 

2 Os trabalhos devem ser digitados em editor de texto, com extensão .doc ou .docx e devem seguir as diretrizes abaixo:

2.1 texto escrito em fonte Calibri, tamanho 12, justificado e em entrelinhamento de 1,5 cm;

2.2 notas de rodapé, quando necessário, fonte Calibri,  em tamanho 10, justificado e com entrelinhamento simples;

2.3 parágrafos com recuo de parágrafo de 1,5 cm;

2.4 espaço duplo entre partes [subtí­tulos] do texto;

2.5 páginas configuradas no formato A4, margens superior , esquerda, inferior e direita a 2,5 cm, SEM numeração.

 

3. CITAÇÕES DENTRO DO TEXTO

3.1 Nas citações de até três linhas, feitas dentro do texto, o nome do/a autor/a deve ser citado entre parênteses, pelo sobrenome, em letras maiúsculas e  minúsculas e separado da data da publicação, por ví­rgula. A especificação da(s) página(s) deverá seguir a sequência de data, separada por ví­rgula e precedida de "p." , como em (Silva, 2000, p. 100), por exemplo;

3.2 Se o nome do/a autor/a estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses, "como Silva (2000, p. 100) assinala..." ;

3.3 As citações de diversas obras de um/a mesmo/a autor/a, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas pelo sobrenome do/a autor/a em letras maiúsculas e minúsculas após a data, sem espaçamento (Silva, 2000a, p. 25);

3.4 Quando a obra tiver dois/duas ou três autores/as, todos os nomes poderão ser indicados, separados por ponto e ví­rgula (Santos; Silva; Souza, 2000, p. 17); quando houver quatro ou mais autores/as, indica-se o primeiro seguido de et al. (Silva et al., 2000, p. 155);

3.5 As citações com mais de quatro linhas devem ser destacadas, ou seja, apresentadas em bloco, em fonte tamanho 11, espaço simples e com recuo de parágrafo de 4 cm.

3.6 O ponto final deve ser utilizado para encerrar a frase e não a citação.

“Estes espaços têm o objetivo de promover a cultura e ofertar ambientes confortáveis para momentos de descanso e lazer na jornada acadêmica” (Kraemer et al., 2022, p. 8).

 

4. REFERÊNCIAS

4.1 As referências devem conter informações de todos/as os/as autores/as, sites, imagens, textos sem autoria, notí­cias entre outros materiais utilizados/citados na pesquisa, para que o material utilizado como embasamento da pesquisa seja identificado por quem leia o artigo no site de periódicos da UNESPAR.

4.2 Exemplos de citações e referências, conforme as normas da ABNT (NBR 10520:2023 e NBR 6023:2018, respectivamente)

Livros

AGUIAR, Helen de. Emoção e interação em cena. Curitiba: Appris, 2019.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. 5 ed. São Paulo: Brasiliense,1995. (Obras escolhidas, v. 3).

Capí­tulo de livro

BAGGIO, Eduardo Tulio. Reflexões sobre orientações de pesquisa artí­stica em cinema. In: STEYER, Fábio Augusto; JAVAREZ, Jeanine Geraldo (Org). Literatura, cinema e ensino. Ponta Grossa: Editora Texto e Contexto, 2019 (p. 65-86).

Artigo de jornal

FISCHER, Luí­s Augusto. Nobreza do samba. Folha de S. Paulo, São Paulo, 05 jul. 2009. Mais!, p. 3.

Artigo publicado em Periódico

GONÇALVES, Michelle Bocchi; CASTILHO, Thais; GABARDO JUNIOR, Jair. Corpos dançantes na escola: diálogos entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana.Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso[on-line]. 2019, vol.14, n.3, p. 136-155. ISSN: 2176-4573. Recuperado de: <http://dx.doi.org/10.1590/2176-457337810>. Acesso em: 10 jul. 2019.

Trabalho apresentado em evento

SANTIAGO, Silviano. O intelectual modernista revisado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ, 1., 1987, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 1989. Palestra. p. 79-87.

Trabalho apresentado em evento (meio eletrônico)

ANDRADE, Paulo. Travessia e impasse: a tradição modernista na poesia de Sebastião Uchoa Leite. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC: TRAVESSIAS, 11., 2004, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre: ABRALIC; UFRGS, 2004. 1 CD-ROM.

Dissertação e tese

ARAÚJO, Ana Carolina de. Videodança na escola: processos de criação entre crianças e uma artista-docente no ensino fundamental I. 2019. 160 f. Dissertação (mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas, São Paulo, 2019.

 

5. ILUSTRAÇÕES

5.1 As imagens devem ser enviadas em formato JPEG, diagramadas e inseridas no arquivo do texto e também enviadas em arquivos separados, como documento suplementar, durante o processo de submissão do artigo;

5.2 Cada arquivo de imagem deve ter nomí­nimo 100 e no máximo 300 dpi.
O uso de imagens em geral tem que ser acompanhado de uma legenda
constando o tí­tulo da imagem/figura, fonte, nome do autor, local (no caso de fotografias) e data;

5.3 Cada imagem inserida no texto deve estar apontada numericamente (figura XX) no corpo do texto, justificando o seu uso.

 

6. PRODUTOS AUDIOVISUAIS

Os arquivos audiovisuais podem ser submetidos como documentos
suplementares nos formatos MP3, MP4 ou AVI. Recomenda-se, também, o uso de materiais disponí­veis no depósito dos arquivos de ví­deo, no portal Internet Archive, de sons, no portal Petrucci Music Library, e de arquivos diversos em Domí­nio Público.

 

ÉTICA DA PESQUISA

No caso da pesquisa envolver algum tipo de conflito de interesse, o autor deve fazer uma nota final, declarando que não foram omitidas ligações com órgãos de financiamento. Da mesma forma, deve-se citar a(as) instituição(ções) de vinculação do/a(s) autor/a(es/as). Sugere-se, para artigos resultantes de pesquisas envolvendo seres humanos, informar os procedimentos éticos estabelecidos que tenham passado por Comitê de Ética em Pesquisa. Essa informação deve ser indicada em nota de rodapé na primeira página do texto.

Declaración de privacidad

Los datos de registro relacionados con nombres, direcciones y otros datos presentes en el sistema de publicaciones periódicas se utilizarán exclusivamente para su publicación y no estarán disponibles para otros fines ni para terceros.