DA ESTÉTICA DA PARTICIPAÇÃO À POÉTICA DE SI: ARTE E SUBJETIVIDADE A PARTIR DA OBRA DE LYGIA CLARK
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4301Abstract
Este artigo discute as implicações da obra e do pensamento da artista brasileira Lygia Clark para a estética contemporânea. O estudo tem como base teórica perspectivas estéticas, filosóficas e psicanalíticas, e se utilizou de pesquisa documental de alguns textos da própria artista e de revisão da historiografia e crítica de arte. Considera-se que a constituição de um campo estético participativo foi parte de um momento histórico que possibilitou tal emergência, mas que encontrou na poética de Lygia Clark um grande diferencial, estabelecendo o encontro com uma outra ética sobre os processos de subjetivação. As noções de interpretação e abertura da obra de arte permitem entender a participação como uma dimensão inerente ao pensamento estético e artístico, que se tornaria visível e efetivada por certas produções poéticas. No entanto, a participação do espectador na obra de arte formulada por Lygia Clark revela uma força poética que deveria ser buscada na vida. Uma vez feita, essa participação já produziria seu próprio agenciamento, possibilitando aos participantes a construção de uma poética de si.
Palavras-chave: Estética; subjetividade; teoria da arte; arte contemporânea.
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