GESTAR O SENSÍVEL: UMA ANÁLISE DA ESTÉTICA DA GRAVIDEZ NO FILME O "OLMO E A GAIVOTA"
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4109Abstract
Através das inquietações vividas na gestação, o intuito deste artigo é discutir a estética da gestação no cinema, quais os recortes e representações construídos em torno da gravidez e como é possível o desenvolvimento de narrativas mais sensíveis em torno do tema. Com base nesse recorte, foi analisado o filme "Olmo e a Gaivota" (2015), de Petra Costa e Lea Glob, que trata a gravidez de modo único dentro do universo cinematográfico. Através da análise da obra, é proposta uma reconfiguração do lugar da gestante em base do texto "A Partilha do Sensível" , de Jacques Ranciére, provocando a reflexão de que a gravidez não seja vista como um símbolo fixo e imutável, mas como um processo fluído.
Downloads
References
BRATTI, Sheila Coelho. Sejamos todas protagonistas, ou carta í s espectadoras e criadoras de personagens femininas. Florianópolis: Editora Crv, 2018. 132 p.
BERRIDGE, Susan. Knock Me Up, Knock Me Down: Images of Pregnancy in Hollywood Films. New York, NY: Columbia University Press, 2012, 232 pp.
CORREA, Fernanda. A iconografia da Virgem Maria nas pinturas italianas da Coleção Eva Klabin – questões de análise. In: XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH - RIO, 15., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...] . Rio de Janeiro: Anpuh, 2012. p. 1-16.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
HAMA, Lia. PRECISAMOS FALAR SOBRE GRAVIDEZ: novo filme de petra costa (diretora de elena, de 2012) aborda as dúvidas e angústias de uma mulher í espera do nascimento do filho. Novo filme de Petra Costa (diretora de Elena, de 2012) aborda as dúvidas e angústias de uma mulher í espera do nascimento do filho. 2015. Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/tpm/a-diretora-petra-costa-fala-sobre-olmo-e-a-gaivota. Acesso em: 31 mar. 2021.
LEAL, Tatiane. A GRAVIDEZ COMO DURAÇíO: UMA LEITURA BERGSONIANA DO FILME OLMO E A GAIVOTA. Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática, Santa Maria, v. 18, n. 37, p. 238-252, ago. 2019. Semestral.
OLMO E A GAIVOTA. Direção: Petra Costa; Lea Glob. [S.l.]: Zentropa Entertainments5; Busca Vida Filmes; O Som e a fúria, 2015. 1 DVD (85 min).
RANCIÉRE, Jacques. A partilha do Sensível: estética e política; tradução de Mônica Costa Nctto.- São Paulo: EXO experimental org.; Ed .. 34, 2005. 72 p.
Referência: SIMILI, Ivana Guilheme. ROUPAS PARA MAMíES: CORPO E GRAVIDEZ NAS REPRESENTAÇÕES PARA A MATERNIDADE NA REVISTA MANEQUIM (1963). História: Questões & Debates, Curitiba, v. 65, p. 127-148, jul/dez, 2017. Semestral.
SOUZA, Maria Beatriz de Mello e. Mãe, mestra e guia: uma análise da iconografia de Santa"™Anna. Topoi, Rio de Janeiro, p. 232-250, dez. 2002. Semestral.
VARGAS, Eliane Portes. "˜Barrigão í mostra"™: vicissitudes e valorização do corpo reprodutivo na construção das imagens da gravidez. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.19, n.1, jan.-mar. 2012, p.237-258.
WILLIAMS, Linda. Film bodies: gender, genre, and excess. Film Quarterly, Berkeley, v. 44, n. 4, p. 2-13, 1991. Semestral.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.