PSICANÁLISE, CINEMA E FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: MOVIMENTO DE UM GRUPO DE ESTUDOS EM BELÉM DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.22.1.3295Abstract
O presente trabalho tem como objetivo expor as experiências vividas no Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Cinema (GEPPCINE) durante os seus primeiros dois anos de funcionamento (2018 – 2019) no curso de Psicologia da Universidade da Amazônia (UNAMA), em Belém do Pará. Além disso, enfatizar o encontro entre a Psicanálise e o Cinema como frutífero fundo de discussões e investigações à formação de psicólogos, partindo de um breve histórico acerca do cinema, percorrendo seus entrelaces com a teoria psicanalítica, e o espaço de transmissão que se faz possível no grupo por meio dos estudos e discussões. Dessa forma, o texto dispõe de informações como o funcionamento do GEPPCINE, seus eixos de investigação e, por fim, as divulgações científicas realizadas para discutir as reverberações destes movimentos na formação acadêmica e profissional dos membros. Por conseguinte, faz-se importante ressaltar que o grupo se constitui de reflexões acerca das obras a partir do discurso livre circulante, possibilitando acesso da comunidade acadêmica aos conceitos cinematográficos e psicanalíticos e o desenrolar de produções científicas e expansão de conhecimentos.Downloads
References
ANDREW, James Dudley, 1945- A58p. As principais teorias do cinema: uma introdução / J. Dudley Andrew; tradução, Teresa Ottoni. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
BARROS, José d"™Assunção. Cinema e história – as funções do cinema como agente, fonte e representação da história. Ler história, n. 52, p 127-159, 2007. Disponível em: https://journals.openedition.org/lerhistoria/2547#authors . Acesso: 27 jan. 2020
BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt; GOMIDE, Paula Inez Cunha. O psicólogo brasileiro: sua atuação e formação profissional. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 9, n. 1, p. 6-15, 1989. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931989000100003. Acesso: 13 jan. 2020
BENIGNO, Luciana de Faria. Sobre o Eu em Psicanálise: a tecedura de uma ficção. 2016. x, 95 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) "”Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2017.
BIRMAN, Joel. Mal-estar na atualidade: a psicanálise as novas formas de subjetivação. 13º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019
CATHARIN, Verônica; BOCCHI, Josiane Cristina; CAMPOS, Érico Bruno Viana. Psicanálise e cinema: o ser humano como um ser cinematográfico. São Paulo: Ide (São Paulo), v. 40, n. 64, p. 143-157, dez. 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31062017000200012&lng=pt&nrm=iso . Acesso: 13 jan. 2020
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Ano da formação em Psicologia: revisão das diretrizes curriculares para os cursos de graduação em psicologia, 2018. Disponível em: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2018/01/cartilha-Ano-da-Forma%C3%A7%C3%A3o-em-Psicologia.pdf. Acesso: 24 jan. 2020
FERNANDES, Ana Lúcia Sampaio. Cinema e psicanálise. Estudos de psicanálise, 2005, 28: 69-73. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372005000100008. Acesso: 13 jan. 2020.
GOULART, Audemaro Taranto. A importância da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crítica. Horizonte, v. 2, v. 4, p. 60-73, 2004. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/580. Acesso: 25 jan. 2020
LACAN, Jacques. A ciência e a verdade (1965). In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
LACAN, Jacques. O estádio do espelho como formador da função do eu (1949). In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
LINS, Laís Fernanda Tenório; SILVA, Leila Gracieli da; ASSIS, Cleber Lizardo de. Formação em psicologia: perfil e expectativas de concluintes do interior do estado de Rondônia. Gerais, Rev. Interinst. Psicol., Juiz de fora, v. 8, n. 1, p. 49-62, jun. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1983-82202015000100005&lng=pt&nrm=iso . Acesso: Acesso: 13 jan. 2020
MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006. - (Coleção Campo Imagético).
PENAFRIA, Manuela; MARTINS, índia Mara (Org.). Estéticas do digital cinema e tecnologia. Covilhã: LabCom, 2007.
MAZER, Sheila Maria; MELO-SILVA, Lucy Leal. Identidade profissional do Psicólogo: uma revisão da produção científica no Brasil. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 30, n. 2, p. 276-295, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932010000200005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso: Acesso: 13 jan. 2020.
PUCCINELLI, Maysa; CHATELARD, Daniela Scheinkman. A linguagem da imagem: notas sobre o sujeito em causa na TV e no cinema. Psicanálise & Barroco em revista, v. 15, n. 01, julho de 2017.
RIVERA, Tania. Arte e psicanálise. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.
RIVERA, Tania. Cinema, imagem e psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2008.
SIGMUND, Freud. A dinâmica da transferência (1912). In: Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia ("O caso Schreber"), artigos sobre técnica e outros textos (1911-1913). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SIGMUND, Freud. A identificação (1921). In: Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SIGMUND, Freud. A interpretação dos sonhos. Vol. 1 e 2. Porto Alegre, RS: L&PM, 2012.
SIGMUND, Freud. A moral sexual "cultural" e o nervosismo moderno (1908): In: O delírio e os sonhos na gradiva, análise da fobia de um garoto de cinco anos e outros textos (1906-1909). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SIGMUND, Freud. O inquietante (1919). In: História de uma neurose infantil ("O Homem dos Lobos"), Além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SIGMUND, Freud. O mal-estar na civilização (1930). In: O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias í psicanálise e outros textos (1930-1936). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SIGMUND, Freud. Totem e Tabu (1912-1913). In: Totem e tabu, contribuição í história do movimento psicanalítico e outros textos (1912-1914). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
WEINMANN, Amadeu de Oliveira. Sobre a análise fílmica psicanalítica. Revista Subjetividades, vol. 17, n. 1, janeiro de 2017, p. 1-11. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/rmes/article/view/5187 . Acesso: Acesso: 13 jan. 2020.
SITES CONSULTADOS:
< https://www.instagram.com/geppcine/?hl=pt-br> Acesso: 18 jan. 2020.
<https://site.cfp.org.br/repensar-a-formacao-em-psicologia/> Acesso: 24 jan. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.