O USO DE MAPEAMENTO NA MEMORIZAÇÃO DO ALLEGRO MODERATO DA SONATINA No. 3 DE JUAN CARLOS PAZ: UMA ABORDAGEM PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2007.2.1.1720Abstract
O presente artigo é uma versão abreviada da dissertação de Mestrado em Música –Práticas Interpretativas, de Francisco K. Wildt, defendida em maio, 2004. O trabalho apresenta umaaplicação prática do princípio de mapeamento musical segundo Rebecca Payne Shockley (MappingMusic: for Faster Learning and Secure Memory, 1997), procurando demonstrar a aplicabilidade doprincípio na memorização de uma obra não tonal. O trabalho discute a importância da memorização naexecução pianística, bem como no processo de aprendizado deste instrumento para então oferecer umademonstração da aplicação do princípio através de exemplos. Através de uma abordagem prática, opropósito é contribuir no que diz respeito ao desenvolvimento de processos sistemáticos dememorização na prática pianística. A peça escolhida para a aplicação é a Sonatina No. 3 de JuanCarlos Paz, composta em 1933.
PALAVRAS-CHAVE: memorização; mapeamento; execução pianística.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.