LEITURA E RECEPÇÃO: A TEATRALIDADE EM JOÃO GILBERTO NOLL
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2009.4.1.1596Abstract
Este artigo discute que a idéia paradoxal de um público cada vez mais reduzido
– entre 06 e no máximo 20 pessoas por sessão – aponta para uma nova forma de fruiçãoentre o texto, a cena e o público. Considera-se a forma com que a diretora Celina Sodréestabelece sua intima e, por vezes, ostensiva relação com o público. Para ela, é necessárioretirar o aplauso do trabalho, pois ele significa uma devolução daquilo que se oferta demodo sagrado e genuíno. Representa, além de uma resposta aquilo que é puro sentido, umaforma de o público sair reconciliado e de certa forma confortável com a peça. Daí a idéia deum desconforto implacavelmente desejado e trabalhado por ela. A relação do espectador é,em seu teatro, sempre pensada de modo anterior a qualquer outro elemento da cena,buscando romper com a histórica relação de empatia e visão consensual.
PALAVRAS-CHAVE: Recepção; Teatralidade; Apropriação; Processo Criativo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.