Rasgos no cotidiano escolar: conversas sobre Teatro e Experiência Estética
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2016.15.2.1119Abstract
No presente artigo trago algumas especulações acerca do Teatro como experiência estética no cotidiano escolar. Tal discussão me instiga, por considerar o espaço da escola um lugar potente para a criação artística de alunos e professores. O conceito de experiência estética que utilizo para conduzir essa discussão tem como referência o filósofo norte-americano John Dewey. Para tratar o Teatro como experiência estética no cotidiano escolar, fundamento-me, primeiramente, no jogo que se estabelece neste ambiente, a fim de potencializar a importância das relações com o espaço e com aqueles que o habitam na realização das criações artísticas. Outras referências contribuem na discussão da atuação do professor de Teatro na escola, buscando um diálogo entre as ações que acontecem nesse cotidiano e suas aproximações com a estética do Teatro Contemporâneo. No intento de contribuir com a discussão e prática do Teatro na escola, compartilho duas experiências realizadas por estagiárias do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins. Portanto, ao me debruçar sobre esse assunto, especulo, lanço pistas, questionamentos acerca desse Teatro que acontece no espaço escolar como experiência estética para aqueles que fazem e apreciam, a fim de colocar em evidência a potencialidade deste lugar para a criação teatral, visto que a partir de sua ocupação como espaço público, compartilhado por todos, lugar de encontro, as possibilidades de ultrapassá-lo, fazendo com que ele se abra para a cidade ganham força e acontecem.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.