Giras Periféricas
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11053Keywords:
corpo, Dança, Contracolonialidade, gira, ConfluênciaAbstract
Giras Periféricas reflete sobre o corpo como centro gerador e transmissor de saberes, memórias e afetos, propondo-o como eixo metodológico e político para práticas artísticas e acadêmicas. A partir de vivências em cursos e processos criativos, o autor articula conceitos como encontro, confluência, contracolonialidade e gira, entendida como tecnologia circular de partilha e escuta. Defende que a produção de conhecimento na universidade precisa romper hierarquias coloniais, incorporando perspectivas afrorreferenciadas, indígenas e periféricas, valorizando corporeidades e territórios. A gira periférica é apresentada como prática contracolonial que, no contexto das artes da cena, possibilita processos criativos horizontalizados, inclusivos e sensíveis, capazes de potencializar narrativas plurais e modos de vida diversos. Ao enfatizar a circularidade e a coexistência, o texto propõe metodologias cênicas que funcionam como espaços de cura e emancipação para corpos historicamente marginalizados.
Downloads
References
REFERÊNCIAS
AKOMOLAFE, Bayo. Schumacher Center for a New Economics - EUA. 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/reel/CuWzlltu0Wu/?igshid=Y2IzZGU1MTFhOQ== Acessado em 10 de dezembro de 2024.
FABIÃO, Eleonora; ALCURE, Adriana Schneider. “arte agora: partilhas de matérias”. In: Revista Concinnitas v.21 n.37. IART/UERJ, Rio de Janeiro, jan 2020. Disponível em:
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/arVcle/view/48385.
FALCÃO, Inaicyra. Corpo e Ancestralidade. Salvador: EDUFBA, 2002.
GLISSANT, Édouard. One World in Relations. K'a Yéléma Productions, 2009. Disponível em: https://youtu.be/qu9dHpzSeNQ Acessado em 1 de dezembro de 2024.
GUALTER, Katya. Outras cosmotécnicas e futuros possíveis. Acesso em: 26 de julho de 2024. 2023. Disponível em: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/cal/2023/12/01/outras-cosmotecnicas-e-futuros-possiveis-pautaram-abciber.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação - Episódios de racismo cotidiano / tradução: Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó. 2019.
KRENAK, Ailton. Sempre estivemos em guerra. 2020. Disponível em: https://www.goethe.de/prj/hum/pt/dos/zug/21806968.html Acessado em 20 de dezembro de 2024.
KRENAK, Ailton. do tempo. São Paulo: n-1 edições, 2020. Disponível em: hips://pospsi.com.br/wp-content/uploads/2020/09/TEXTOS_38-ailton-krenak.pdf.
LION. 381ª BATALHA DA ALDEIA. Acesso em 13 de dezembro de 2024. Barueri, 2024. Disponível em: https://youtu.be/g-Pdtm9-Q3g?si=Ht8xpKJ5uDS-7rg0&t=72.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: Poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Editora Cobogó. 2021.
MBEMBE, Achille. A crítica da razão negra / tradução: Marta Lança. Lisboa: Antígona. 2014.
ODARA, Obirin. Descolonizando os saberes. Rio de Janeiro: Não me colonize. 2024.
RIBEIRO, Djamila. O que é: lugar de fala?. Belo Horizonte: Letramento, 2017.
RIBEIRO, Katiúscia. Ancestralidade - O futuro é ancestral. 2022. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=h03cAD1EKNw. Acesso em: 4 de dezembro de 2024.
SANTOS, Antônio Bispo dos. a terra dá, a terra quer. São Paulo: UBU Editora / PISEAGRAMA, 2023.
SANTOS, Antônio Bispo dos. O que é contracolonial e qual a diferença em relação ao pensamento decolonial? Podcast Instituto Claro: Educação. Acesso em: 12 de julho de 2024. 2023. Disponivel em: https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/o-que-e-contra-colonial-e-qual-a-diferenca-em-relacao-ao-pensamento-decolonial/.
SILVA, Denise Ferreira da. "Posfácio - Ou ("os que combinamos de não morrer"). IN Sobcomuns: planejamento fugitivo e estudo negro. São Paulo: Editora UBU, 2024 (p. 189-202).
SILVA, Luís. CORPO. Exposição Retomadas Urbanas. Rio de Janeiro, 2024.
SILVA, Luís. Escuta: uma abordagem sensório-afetiva-afrorreferenciada. Salvador: Editora ANDA, 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.