“Papai, que bom, porque eu sou pretinha também"
práticas artístico-pedagógicas interseccionais na escola
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11016Keywords:
Pedagogias das Artes Cênicas, Teatro na escola, Interseccionalidade, Infâncias dissidentesAbstract
Este artigo é resultado de uma pesquisa de doutorado no xxxxxxxx xx xx-xxxxxx xx xxxxx xxxxx (xxxxxx). A investigação teve como foco os desafios, possibilidades e implicações da atuação docente de um professor de Arte/Teatro bixa-afeminada na mediação de processos criativos com crianças, abordando temas interseccionais (relações étnico-raciais, gênero, sexualidade e geração) no contexto educacional do município de “Itaguaçu” (nome fictício), em Santa Catarina. A análise apresentada neste texto concentra-se em um processo criativo realizado com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir da proposta artístico-pedagógica de “leitura e teatralidade”. As práticas possibilitaram a escuta das infâncias dissidentes, revelando – a partir de suas vozes e das materialidades por elas criadas – como os marcadores sociais de desigualdades operam nas dinâmicas de opressão, como o racismo, a homofobia e a transfobia na escola. Utilizou-se como pressuposto teórico-metodológico a Pesquisa-Formação, com base em registros e análises no diário de campo, memórias da prática docente e nas materialidades (textos escritos, desenhos, vídeos, áudios e cenas) criadas pelas crianças em sala de aula. O estudo foi fundamentado nas teorias afrofeministas e interseccionais, no âmbito das Pedagogias do Teatro e das Artes Cênicas na escola.
Downloads
References
ACONTECE LGBTI+; GRUPO GAY DA BAHIA (GGB). Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil - 2021: Relatório da Acontece Arte e Política LGBTI+ e Grupo Gay da Bahia. Salvador: Editora Grupo Gay da Bahia, 1 ed., 2022. 78p.
ALMEIDA, Alderico. (Entre)linhas e discursos: estudo sobre homossexualidade e homofobia em livros de sexualidade e educação sexual do Ensino Médio em escolas públicas de São Luís - Maranhão. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Buriti Mais – Arte (5º ano). Editora Moderna. 1. ed. São Paulo, 2021.
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Tradução: Rane Souza. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2021.
COSTA, Lucas da. Conservadorismo na cultura política de Santa Catarina: reverberações da Era Vargas no tempo presente. 2023. Revista Santa Catarina em História. Florianópolis – UFSC/Brasil, v.17, 2023. Disponível em:
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sceh/article/view/6055. Acesso em: 23 mar. 2024.
EMICIDA. Amoras. Ilustrações: Aldo Fabrini. 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2018.
FAZZIONI, Mateus; PEREIRA, Diego de Medeiros. Perspectivas para pensar uma justiça social e epistêmica para e com as infâncias em dissidência. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 50, abr. 2024. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25142. Acesso em: 23 mai. 2024.
FAVILLI, Elena; CAVALLO, Francesca. Histórias de ninar para garotas rebeldes 2. Elena Favilli, Francesca Cavallo; traduzido por Carla Bitelli, Flávia Yacubian, Zé Oliboni. 1. ed. São Paulo: VR Editora, 2018.
GOMES, Beatriz Sousa; CHAVEIRO, Maylla Monnik Rodrigues de Sousa. O papel da literatura infantil na formação de subjetividade e identidade de crianças pretas: uma leitura do livro amoras. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 24, n. 1, p. 189–205, 2024. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/leia/article/view/2222. Acesso em: 23 mai. 2024.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução: Jess Oliveira. 1. ed. São Paulo: Cobogó, 2019.
LOVE, Jessica. Julián é uma Sereia. 1ª ed. Editora: Boitatá, 2021.
MONTEIRO, Deborah. Educação antirracista e decolonial no chão da escola. São Paulo: Editora Dialética, 2023.
MACHADO, Maria Marcondes. O diário de bordo como ferramenta fenomenológica para o pesquisador em artes cênicas. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 2, 2002. P. 260-263. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57101. Acesso em: 11 jul. 2023.
XXXXXXX, Xxxxxxx Xxxxxxx xx. Teatro e representatividade queer: experiências com o método do Drama na escola. 1 ed. São Paulo: Hucitec, 2022.
XXXXXXX, Xxxxxxx Xxxxxxx xx. Entre o metafórico e o didático: caminhos de apropriações do texto literário em diálogo com as discussões de gênero e sexualidade nas aulas de teatro. In: VIDOR, Heloise Baurich (Org.). A poesia do texto na (po)ética do encontro: experiências artístico-pedagógicas com a literatura, a leitura e o teatro. Florianópolis: UDESC, 2020.
PROBST, Amanda; MUELLER, Gabriela; HOLZAPFEL, Paola; BUSARELLO, Flávia. O cotidiano de famílias bolsonaristas: tramas afetivas em frente ao quartel de Blumenau/SC. In: SAFATLE, Vladimir; MENDES, Mariana (org.). Afeto e autoritarismo: expressões psicossociais da política brasileira. São Paulo: Autêntica, 2023. p. 137.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. 1. ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, Santa Catarina, 2016. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: 14 fev. 2024.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Mercedes Júlia Adão. Santa Catarina, 2023.
QUINALHA, Renan. Movimento LGBTI+: Uma breve história do século XIX aos nossos dias. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.
RODRIGUES, Lillian Ferreira; EUCLIDES, Maria Simone; HERNECK, Heloisa Raimunda. Lápis cor de pele: entre “riscos” e rabiscos das infâncias negras nos cotidianos escolares. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, p. 113–123, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/64690. Acesso em: 14 fev. 2025.
VIDARTE, Paco. Ética bixa: proclamações libertárias para uma militância LGBTQ. São Paulo: n-1 edições, 2019.
VIDOR, Heloise Baurich. Leitura e Teatro: aproximação e apropriação do texto literário. São Paulo: Hucitec, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.