“Papai, que bom, porque eu sou pretinha também"

práticas artístico-pedagógicas interseccionais na escola

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11016

Keywords:

Pedagogias das Artes Cênicas, Teatro na escola, Interseccionalidade, Infâncias dissidentes

Abstract

Este artigo é resultado de uma pesquisa de doutorado no xxxxxxxx xx xx-xxxxxx xx xxxxx xxxxx (xxxxxx). A investigação teve como foco os desafios, possibilidades e implicações da atuação docente de um professor de Arte/Teatro bixa-afeminada na mediação de processos criativos com crianças, abordando temas interseccionais (relações étnico-raciais, gênero, sexualidade e geração) no contexto educacional do município de “Itaguaçu” (nome fictício), em Santa Catarina. A análise apresentada neste texto concentra-se em um processo criativo realizado com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir da proposta artístico-pedagógica de “leitura e teatralidade”. As práticas possibilitaram a escuta das infâncias dissidentes, revelando – a partir de suas vozes e das materialidades por elas criadas – como os marcadores sociais de desigualdades operam nas dinâmicas de opressão, como o racismo, a homofobia e a transfobia na escola. Utilizou-se como pressuposto teórico-metodológico a Pesquisa-Formação, com base em registros e análises no diário de campo, memórias da prática docente e nas materialidades (textos escritos, desenhos, vídeos, áudios e cenas) criadas pelas crianças em sala de aula. O estudo foi fundamentado nas teorias afrofeministas e interseccionais, no âmbito das Pedagogias do Teatro e das Artes Cênicas na escola.

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Author Biography

Fernando Nascimento, Secretaria Municipal de Tijucas - SC

Professor-artista e pesquisador, graduado no curso de Licenciatura em Teatro (UFMA), mestre e doutor em Artes Cênicas (UDESC). Realizou mobilidade acadêmica no México (UNAM) e também foi bolsista do edital de criação artística da Secretaria de Relações Exteriores do México, criando/dirigindo o espetáculo “Travestid@s” (2014). Realizou o projeto Arte e Gênero (UFMA), contemplado pelo edital nº 007/2016 de Igualdade de gênero (FAPEMA). Premiado no Edital de Igualdade de Gênero na Educação Básica 2023: enfrentando o sexismo, racismo e a LGBTQIAfobia na escola (2023), organizado pela Ação Educativa. Atualmente, leciona o componente curricular de Arte na Rede Pública Municipal em Santa Catarina e ministra formações docentes em Pedagogias do Teatro/Artes Cênicas em diálogo com a Pedagogia Queer, os estudos interseccionais e as infâncias dissidentes na escola.

Financiamento: Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU) e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (FUMDESC).

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Published

2025-12-17

How to Cite

NASCIMENTO, Fernando. “Papai, que bom, porque eu sou pretinha também": práticas artístico-pedagógicas interseccionais na escola. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 33, n. 2, p. 346–373, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.33.2.11016. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/11016. Acesso em: 18 dec. 2025.