Estrela negra, cidade branca
considerações sobre a trajetória profissional de Odelair Rodrigues em Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.33.2.11010Keywords:
Odelair Rodrigues (1935-2003), Curitiba, Teatro, Relações Étnico-RaciaisAbstract
Odelair Rodrigues foi uma das mais prestigiadas atrizes paranaenses. Ao longo de décadas, ela desenvolveu uma carreira profícua que abrangeu trabalhos no teatro, no rádio, na televisão e no cinema. Reconhecida pelo público, pela crítica especializada e por seus colegas de profissão, Odelair rompeu com parte das barreiras sociais comumente impostas a tantas mulheres negras de origem humilde. Concomitantemente, os desdobramentos de sua trajetória profissional também realçam a recorrência de certas limitações com bases em questões de gênero, etnia e classe social. O presente trabalho se propõe a uma reflexão crítica sobre a carreira da atriz, pensando sua inserção em Curitiba, cidade cuja memória coletiva é marcada pelo apagamento da população negra em favor de supostas “raízes europeias”.
Downloads
References
ALÉM da Cor. Nicolau, Curitiba, maio 1988, p. 3.
ALVETTI, Celina. Entreato. Correio de Notícias, Curitiba, 18 maio 1986, p. 18.
ARINOS para o síndico do “Asa”. Diário do Paraná, Curitiba, 21 set. 1975, p. 8.
ARSÊNICO & alfazema. Diário do Paraná, Curitiba, 26 jul. 1955, p. 6.
ARTISTAS querem indicar superintendente do Guaíra. Correio de Notícias, Curitiba, 08 fev. 1987, p. 22.
ASSEMBLEIA. Correio de Notícias, Curitiba, 13 maio 1988, p. 5.
AVANT Premiére" dia 12 no Guaira: "Nega de maloca". Correio do Paraná, Curitiba, 10 out. 1959, p. 8.
BATISTELLA, Alessandro. O Paranismo e a invenção da identidade paranaense. Revista Eletrônica História em Reflexão, v. 6, n. 11, p. 1–13, 12 jul. 2012.
CALDAS, Ana Carolina. Peça de teatro presta homenagem à atriz paranaense Odelair Rodrigues. Brasil de Fato, Curitiba, 11 nov. 2022. Disponível em: https://www.brasildefatopr.com.br/2022/11/11/peca-de-teatro-presta-homenagem-a-atriz-paranaense-odelair-rodrigues. Acesso em: 27 dez. 2023.
CÂMARA DESTACA trabalho de Odelair Rodrigues. Câmara Municipal de Curitiba, Curitiba, 5 abr. 2021. Disponível em: <https://www.curitiba.pr.leg.br/informacao/noticias/camara-destaca-trabalho-de-odelair-rodrigues>. Acesso em: 21 dez. 2023.
CARVALHO, Tatiane Valéria Rogério de. O discurso fundador da construção da identidade curitibana e a invisibilidade sobre o negro. Interfaces, v. 8, n. 1, p. 7–17, 2017.
CENTENÁRIO da comédia. Diário do Paraná, Curitiba, 12 maio 1959. Segundo Caderno, p. 2.
COMERCIAIS ANTIGOS LONDRINA. Comercial Café Damasco Anos 80. YouTube, 29 set. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0a9-Z3JPLH4&ab_channel=COMERCIAISANTIGOSLONDRINA>. Acesso em: 27 dez. 2023.
E ELA parou o trânsito. Diário do Paraná, Curitiba, 23 jan. 1966. Terceiro Caderno, p. 2.
ELA só é society. O Dia, Curitiba, 27 dez. 1958, p. 5.
EITELVEN, Adriane Angheben. 2007. O Pampa além das Fronteiras: identidade e revolução em Sinhá Moça Chorou, de Ernani Fornari. 100 p. Dissertação (Mestrado em Letras e Cultura Regional) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS, 2007.
ELA só é society" - 8º mês de absoluto sucesso. O Dia, Curitiba, 13 jun. 1959, p. 5.
ESPELHO da Ribalta. Diário do Paraná, Curitiba, 14 abr. 1955, p. 4.
FRANCIOSI, E. A. Ronda pelo teatro. Diário do Paraná, Curitiba, 18 set. 1956. Segundo Caderno, p. 2.
FRANCIOSI, E. A. Ronda pelo teatro. Diário do Paraná, Curitiba, 13 mar. 1956. Segundo Caderno, p. 4.
GRANDE sucesso no Teatro de Bolso: "Nêga de Maloca". A Tarde, Curitiba, 25 dez. 1959, p. 6.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Fundo de memória: Infância e escola em famílias negras de São Paulo. Cadernos CEDES, v. 18, n. 42, p. 53–74, 1997.
LEITE, José Carlos Corrêa; GEMAEL, Rosirene. Odelair Rodrigues. Curitiba: Editora do Autor, 2018.
MATTOS, Simone. 50 anos de palco. Folha de Londrina, Londrina (PR), 16 jul. 2001.
MOTTA, Irene. Rádio-TV. Diário do Paraná, Curitiba, 4 mar. 1962. Segundo Caderno, p. 2.
ODELAIR Rodrigues deixará a comedia. Última Hora, Curitiba, 9 maio 1963, p. 3.
ODELAIR Rodrigues. O Dia, Curitiba, 09 jan. 1957, p. 5.
OLIVEIRA, Celso Fernando Claro de. Odelair Rodrigues da Silva (1935-2003). In: VANALI, Ana Crhistina et al .(Orgs.). Os nomes da placa: a história e as histórias do Monumento à Colônia Afro-brasileira de Curitiba. Curitiba: SESC-PR, 2021, p. 408.
OS MELHORES de 66. Diário do Paraná, Curitiba, 08 jan. 1967. Segundo Caderno, p. 2.
QUANTO Vale ou É por Quilo? Direção: Sérgio Bianchi. Produção: Sérgio Bianchi e Paulo Galvão. Roteiro: Sabina Anzuategui, Eduardo Benaim, Sérgio Bianchi e Newton Cannito. Brasil: Europa Filme, 2005. 1 DVD. 21 min, 3 segs. - 26 min, 53 segs.
RONDA pelo teatro. Diário do Paraná., Curitiba, 22 jan. 1957. Segundo Caderno, p. 2.
STAM, Robert. Multiculturalismo tropical: uma história comparativa da raça na cultura e no cinema brasileiros. São Paulo: Edusp, 2008.
SUA COMUNICAÇÃO COM JOSÉ WILLE. Memória Paranaense Odelair Rodrigues 1998 integral. YouTube, 22 fev. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eoSgbTAxrxA>. Acesso em: 10 maio 2021.
TROFÉU Comunicação da Cidade outorga à Gazeta o título de Melhor Jornal. Diário da Tarde, Curitiba, 21 mar. 1980, p. 7.
TV: o valor da prata da casa. Diário do Paraná, Curitiba, 13 out. 1968. Terceiro Caderno, p. 5.
VERAS, Flávia Ribeiro. Os artistas como trabalhadores: a sua história através dos arquivos da polícia. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH, 16, 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011.
VULTO emérito para atriz. Correio de Notícias, Curitiba, 1 jun. 1988, p. 3.
WATTS, Jill. Hattie McDaniel: Black Ambition, White Hollywood. Nova Iorque: HarperCollins, 2005.
WOLFF, Janet. The Social Production of Art. London and Basingstoke: The MacMillan Press, 1981.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.