Nostalgia de la luz... ou quando os olhos tocam a dor
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10268Keywords:
Cinematografia, Luz, Memória, Háptico, DocumentárioAbstract
A reflexão é dedicada à direção de fotografia do documentário Nostalgia de la luz (2010), dirigido pelo chileno Patricio Guzmán. A intenção é realizar um estudo sobre as estratégias da cinematografia assinada por Katell Djian. O objetivo é compreender o modo como a diretora de fotografia contribui para a criação de sentidos, a partir das diferentes escolhas formais relacionadas a regimes de memória em torno do diretor e de sua relação com a Ditadura Militar chilena. A análise estará centrada, especificamente, na experiência háptica promovida pela iluminação. Propõe-se, desse modo, uma leitura sobre a cinematografia de Nostalgia de la luz, partindo do princípio de que as imagens em movimento possibilitam a “ativação do tato a partir da memória cultural e sensorial” (Chauvin, 2019, p. 95). Quer-se, com essa análise, evidenciar de que forma a direção de fotografia promove um fenômeno háptico.
Downloads
References
BRUNO, G. Motion and Emotion: Film and Haptic Space. Revista Eco-Pós. 2010, vol. 13, n. 2, pp 16-36. ISSN: 2175-8689. Recuperado de: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i2.857. Acesso em 04 dez. 2024.
BRUNO, G. Surface: matters of aesthetics, materiality, and media. Londres/Chicago: University of Chicago Press, 2014.
CALHADO, Cyntia. Intensidades da imagem: experiências estéticas no cinema – análises críticas a partir de Walter Salles. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.
CAMARGO, Roberto Gill. Função Estética da Luz. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.
CHAUVIN, Irene Depetris. Geografías Afectivas: desplazamientos, prácticas espaciales y formas de estar juntos em el cine de Argentina, Chile y Brasil (2002-2017). 2019. ISBN (PDF): 978-1-7340289-9-7.
CONY, Carlos Heitor. Nostalgia e melancolia. In: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0610199906.htm. São Paulo, Quarta-feira, 06 de Outubro de 1999.
D’ALLONES, Fabrice Revault. A luz no cinema. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual – REBECA. 2021. Ano 10, n. 1, p. 352-364. ISSN: 2316-9230. Recuperado de: https://doi.org/10.22475/rebeca.v10n1.612. Acesso em 20 ago. 2023.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: A Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontagens do tempo sofrido: O olho da história II. Belo Horizonte – MG: Editora UFMG, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges (org.). Levantes. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017. Tradução: Jorge Bastos, Edgard de Assis Carvalho, Mariza P. Bosco, Eric R.R. Heneault.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte : Editora UFMG, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
NARDI, Taís. Forma e sentido na direção de fotografia: a criação de efeitos próprios à imagem. 2024. 251 f. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais). Escola de Comunicações e Artes, USP, São Paulo, 2024.
SÁ, Ana Carolina Roure Malta de. Walter Carvalho entre luzes e sombras: intermidialidade, anacronismo e a estética da estranheza na direção de fotografia. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - UnB, Brasília, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright, when licensing their production in Revista Científica/FAP, which is licensed under a Creative Commons license. When submitting the article, and upon acceptance, the author assigns his copyright for publication in that journal.
Readers can download, print and use the articles published in the journal, as long as there is always an explicit mention of the author (s) and the Revista Científica/FAP, no changes to the original work are allowed. When submitting an article to Revista Científica/FAP and after its being accepted for publication, the authors allow, without remuneration, to pass the following rights to the Journal: the first edition rights and the authorization for the editorial team to transfer, according to their judgment, this article and its metadata to indexing and reference services.