"Medo e delírio em Las Vegas" entre recriação e transtextualidade
uma viagem do papel ao filme
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.9971Palavras-chave:
adaptação para cinema, roteirização de cinema, traduçãoResumo
Este texto propõe uma reflexão sobre a adaptação cinematográfica de obras literárias pautada pelas noções de transtextualidade e recriação, termos cunhados respectivamente por Gerard Genette e Haroldo de Campos. Os objetos analisados serão o romance Medo e Delírio em Las Vegas: Uma Jornada Selvagem ao Coração do Sonho Americano, publicado em 1972, escrito pelo jornalista americano Hunter S. Thompson; duas versões de roteiros literários adaptados e a película intitulada Medo e Delírio, lançada em 1998, dirigida pelo cineasta norte-americano Terry Gilliam. O argumento defendido é que ao analisarmos as transformações empreendidas no processo de adaptação de uma forma expressiva à outra, revelamos um trabalho que pode ser considerado um esforço de recriação que tem na escrita do roteiro literário um momento definidor.
Downloads
Referências
Referências bibliográficas
CAMPOS, Haroldo de. “Da Tradução como Criação e Como Crítica” in Metalinguagem e Outras Metas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.
COX, Alex e DAVIES, Tod. Fear and Loathing in Las Vegas, terceiro tratamento do roteiro. Recuperado de: <http://www.dailyscript.com/scripts/fear-and-loathing_alex-cox.html>. Acesso em: 15 nov. 2024.
FAVARETTO, Celso. A contracultura, entre a curtição e o experimental. São Paulo: n-1 edições, 2019.
GENETTE, Gerard. Palimpsestos: A Literatura de Segunda Mão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
GILLIAM, Terry e GRISONI, Tony. Fear and Loathing in Las Vegas, tratamento não informado do roteiro. Recuperado de: <http://www.dailyscript.com/scripts/fearandloathing.html>. Acesso em: 15 nov. 2024.
McKeen, William. Outlaw Journalist: The Life and Times of Hunter S. Thompson. New York: W. W. Norton & Company, 2008.
MORGAN, David. Fear and Loathing - Script Analysis: A Comparison of the Terry Gilliam/Tony Grisoni and Alex Cox/Tod Davies screenplays. 1998. Recuperado de: <http://www.wideanglecloseup.com/loathing_scriptanalysis.html>. Acesso em: 15 nov. 2024.
THOMPSON, Hunter S. Medo e Delírio em Las Vegas: Uma Jornada Rumo ao Coração do Sonho Americano. Porto Alegre: Editora L&PM, 2010 (e-book).
WEINGARTEN, Marc. Who’s Afraid of Tom Wolfe? How New Journalism Rewrote the World. London: Aurum Press, 2005.
WILLER, Claudio. Os Rebeldes: Geração Beat e Anarquismo Místico. Porto Alegre: L&PM Editores, 2014.
Canções
JAGGER, Mick; RICHARDS, Keith. Jumpin’ Jack Flash. Single de The Rolling Stones. London: Decca, 1968.
SLICK, Grace Wing. White Rabbit. Álbum Surrealistic Pillow de Jefferson Airplane. Hollywood: RCA Victor, 1967.
Filmografia
MEDO E DELÍRIO (Fear and Loathing in Las Vegas). Terry Gilliam, EUA: Fear and Loathing LLC, Rhino Films, Shark Productions, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.