CORPOS-TERRITÓRIOS EM MUSEUS – ESPAÇO DE CRIAÇÃO/EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7338Palavras-chave:
Corpo-território, Museus, Arte/Educação, NarrativasResumo
O artigo apresenta parte das narrativas desenvolvidas na pesquisa de mestrado que buscou, através da contribuição de quatro ex-estagiários do setor educativo do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – Mamam, compreender como a Arte/Educação em um espaço museal, atravessada por experiências e memórias, constrói saberes. A discussão do estudo também propôs observar como se define o museu e as dinâmicas internas de construção de saberes; como ocorrem os processos (auto)reflexivos e de conhecimentos no museu, a partir das experiências dos/as sujeitos/as; e refletir como o setor educativo, em seu planejamento, dialogou com as experiências dos/as sujeitos/as. A partir da noção de corpo-território, de Eduardo Oliveira Miranda (2020), neste artigo nos provocamos a pensar como memórias, histórias, identidades, saberes se transformam em processos estéticos/artísticos, e como os museus dialogam com os corpos que ocupam este espaço e essas produções, entendendo que esses corpos produtores de arte são potência educadora.
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