CORPOS-TERRITÓRIOS EM MUSEUS – ESPAÇO DE CRIAÇÃO/EDUCAÇÃO

Autores

  • Nathália Teodósio Vieira FUNDAJ/UFRPE
  • Ana Paula Abrahamian de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2023.28.1.7338

Palavras-chave:

Corpo-território, Museus, Arte/Educação, Narrativas

Resumo

O artigo apresenta parte das narrativas desenvolvidas na pesquisa de mestrado que buscou, através da contribuição de quatro ex-estagiários do setor educativo do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – Mamam, compreender como a Arte/Educação em um espaço museal, atravessada por experiências e memórias, constrói saberes. A discussão do estudo também propôs observar como se define o museu e as dinâmicas internas de construção de saberes; como ocorrem os processos (auto)reflexivos e de conhecimentos no museu, a partir das experiências dos/as sujeitos/as; e refletir como o setor educativo, em seu planejamento, dialogou com as experiências dos/as sujeitos/as. A partir da noção de corpo-território, de Eduardo Oliveira Miranda (2020), neste artigo nos provocamos a pensar como memórias, histórias, identidades, saberes se transformam em processos estéticos/artísticos, e como os museus dialogam com os corpos que ocupam este espaço e essas produções, entendendo que esses corpos produtores de arte são potência educadora.

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Biografia do Autor

Nathália Teodósio Vieira, FUNDAJ/UFRPE

Nathália Vieira, possui graduação em Artes Visuais - UNIAESO, especialização em Educação e Ludicidade - Faculdade Frassinetti do Recife, e é mestra em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI - UFRPE/FUNDAJ).
Atua na área de arte/educação desde 2013, executando pesquisas, formações, oficinas e debates, em diversos espaços culturais. Atualmente é Coordenadora de Arte/Educação do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – MAMAM.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

TEODÓSIO VIEIRA, Nathália; ABRAHAMIAN DE SOUZA, Ana Paula. CORPOS-TERRITÓRIOS EM MUSEUS – ESPAÇO DE CRIAÇÃO/EDUCAÇÃO. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 28, n. 1, p. 392–408, 2023. DOI: 10.33871/19805071.2023.28.1.7338. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/7338. Acesso em: 11 nov. 2024.