Extensão, teatro e acessibilidade

breves considerações sobre a parceria entre a Unespar e o IPC

Autores

  • Lucas de Almeida Pinheiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2022.27.2.6956

Palavras-chave:

Teatro, Acessibilidade, Extensão, Pessoas com deficiência visual

Resumo

Este texto relata algumas das experiências desenvolvidos ao longo do projeto de extensão “Teatro e Acessibilidade: a práxis teatral e as pessoas com deficiência visual”, coordenado pelo autor entre março e julho de 2021. O referido projeto foi uma parceria entre o curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Paraná (Unespar/FAP) e o Instituto Paranaense de Cegos (IPC), ambos sediados em Curitiba/PR. Realizado inteiramente de maneira remota, via plataforma Google Meet, as ações extensionistas aqui relatadas tinham como objetivo promover espaços de ensino-aprendizagem teatral entre a comunidade universitária e a comunidade externa, composta exclusivamente por pessoas com deficiência visual. No desenvolvido das atividades, nove discentes da licenciatura em teatro e dez pessoas cegas se encontravam semanalmente para trocar e investigar modos de se fazer-aprender-ensinar-experienciar teatro levando em consideração, principalmente, o não ver. Os relatos dos participantes indicam que o projeto alterou e ampliou suas concepções sobre o teatro e sobre quem pode fazê-lo.

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

DE ALMEIDA PINHEIRO, Lucas. Extensão, teatro e acessibilidade: breves considerações sobre a parceria entre a Unespar e o IPC. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 27, n. 2, p. 48–62, 2022. DOI: 10.33871/19805071.2022.27.2.6956. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/6956. Acesso em: 22 dez. 2024.