GESTAR O SENSÍVEL: UMA ANÁLISE DA ESTÉTICA DA GRAVIDEZ NO FILME O "OLMO E A GAIVOTA"
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2021.25.2.4109Resumo
Através das inquietações vividas na gestação, o intuito deste artigo é discutir a estética da gestação no cinema, quais os recortes e representações construídos em torno da gravidez e como é possível o desenvolvimento de narrativas mais sensíveis em torno do tema. Com base nesse recorte, foi analisado o filme "Olmo e a Gaivota" (2015), de Petra Costa e Lea Glob, que trata a gravidez de modo único dentro do universo cinematográfico. Através da análise da obra, é proposta uma reconfiguração do lugar da gestante em base do texto "A Partilha do Sensível" , de Jacques Ranciére, provocando a reflexão de que a gravidez não seja vista como um símbolo fixo e imutável, mas como um processo fluído.
Downloads
Referências
BRATTI, Sheila Coelho. Sejamos todas protagonistas, ou carta í s espectadoras e criadoras de personagens femininas. Florianópolis: Editora Crv, 2018. 132 p.
BERRIDGE, Susan. Knock Me Up, Knock Me Down: Images of Pregnancy in Hollywood Films. New York, NY: Columbia University Press, 2012, 232 pp.
CORREA, Fernanda. A iconografia da Virgem Maria nas pinturas italianas da Coleção Eva Klabin – questões de análise. In: XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH - RIO, 15., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...] . Rio de Janeiro: Anpuh, 2012. p. 1-16.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
HAMA, Lia. PRECISAMOS FALAR SOBRE GRAVIDEZ: novo filme de petra costa (diretora de elena, de 2012) aborda as dúvidas e angústias de uma mulher í espera do nascimento do filho. Novo filme de Petra Costa (diretora de Elena, de 2012) aborda as dúvidas e angústias de uma mulher í espera do nascimento do filho. 2015. Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/tpm/a-diretora-petra-costa-fala-sobre-olmo-e-a-gaivota. Acesso em: 31 mar. 2021.
LEAL, Tatiane. A GRAVIDEZ COMO DURAÇíO: UMA LEITURA BERGSONIANA DO FILME OLMO E A GAIVOTA. Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática, Santa Maria, v. 18, n. 37, p. 238-252, ago. 2019. Semestral.
OLMO E A GAIVOTA. Direção: Petra Costa; Lea Glob. [S.l.]: Zentropa Entertainments5; Busca Vida Filmes; O Som e a fúria, 2015. 1 DVD (85 min).
RANCIÉRE, Jacques. A partilha do Sensível: estética e política; tradução de Mônica Costa Nctto.- São Paulo: EXO experimental org.; Ed .. 34, 2005. 72 p.
Referência: SIMILI, Ivana Guilheme. ROUPAS PARA MAMíES: CORPO E GRAVIDEZ NAS REPRESENTAÇÕES PARA A MATERNIDADE NA REVISTA MANEQUIM (1963). História: Questões & Debates, Curitiba, v. 65, p. 127-148, jul/dez, 2017. Semestral.
SOUZA, Maria Beatriz de Mello e. Mãe, mestra e guia: uma análise da iconografia de Santa"™Anna. Topoi, Rio de Janeiro, p. 232-250, dez. 2002. Semestral.
VARGAS, Eliane Portes. "˜Barrigão í mostra"™: vicissitudes e valorização do corpo reprodutivo na construção das imagens da gravidez. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.19, n.1, jan.-mar. 2012, p.237-258.
WILLIAMS, Linda. Film bodies: gender, genre, and excess. Film Quarterly, Berkeley, v. 44, n. 4, p. 2-13, 1991. Semestral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.