A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO ESPAÇO ESCOLAR COMO MEDIAÇÃO DA OBRA CINEMATOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.22.1.3300Resumo
Neste artigo pretendo abordar minhas inquietações surgidas durante as leituras e atividades propostas pela disciplina Recepção e Mediação da Arte Contemporânea, galvanizadas na hipótese da produção audiovisual no ambiente escolar e constituir um fator de mediação da obra cinematográfica. Considerando os conceitos de mediação e mediador de MARTINS (2014), a pedagogia dialógica de FREIRE (2005, 2016), as diretrizes de WENDELL (2013), para organização de um percurso de mediação e os escritos de FRESQUET e MIGLIORIN (2015) sobre cinema e educação, almejo desenvolver uma análise crítica dos procedimentos de produção audiovisual de curta metragens de duas turmas de 9° ano do Colégio Estadual Lucy Requião de Melo e Silva, de Fazenda Rio Grande. Intenciono ainda mesurar se a atuação dos corpos cognoscentes em um set no ambiente do ensino básico pode potencializar a relação do cinema como mobilizador de conhecimentos interdisciplinares entre diferentes campos artísticos, técnicos e científicos a partir de um processo que considere espectadores mediados como sujeitos no encontro com a obra.
Palavras chave: Cinema e educação. Mediação cultural. Espaço escolarDownloads
Referências
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. RJ; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008
BRASIL, Lei 13006/14. acessado em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13006.htm
CAMARGO, Marcos H. Formas diabólicas: ensaios sobre cognição estética. Londrina; Syntagma Editores, 2017.
COUTINHO, Rejane Galvão. Questões sobre mediação e educação patrimonial in Anais do encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. RJ; UERJ, 2011, acessado em http://www.anpap.org.br/anais/2011/html/ficha.html
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. RJ, Paz e Terra, 2016.
____ Pedagogia do oprimido. RJ; Paz e Terra, 2005.
FRESQUET, Adriana; MIGLIORIN, Cezar. Da obrigatoriedade do cinema na escola, notas para uma reflexão sobre a Lei 13.006/14 in Cinema e educação: a lei 13.006 18: reflexões, perspectivas e propostas. Rj; Universo Produção, 2015 acessado em http://www.educacao.ufrj.br/wp-content/ploads/2018/10/Cinema-e-eduCa%C3%A7%C3%A3o-a-lei-13.006.pdf
BONCI, Estela; MARTINS, Mirian Celeste; MOMOLI, Daniel. (orgs). Formação de educadores: modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural. São Paulo: Terracota Editora, 2018.
KUPIEC, Anne; NEITZEL, Adair Aguiar; CARVALHO, Carla. A mediação cultural e o processo de humanização do homem. RS; UCS, Revista Antares, vol. 6, n° 11, jan-jun 2014.
MARTINS, Mirian Celeste. Mediações culturais e contaminações estéticas. RS; UFRGS, Revista Gearte, vol.1, n° 3, agosto, 2014
STRAZZACAPPA, Márcia. Pensando o corpo (ou dando corpo ao pensamento) na formação de professores in BONCI, Estela; MARTINS, Mirian Celeste; MOMOLI, Daniel. (orgs). Formação de educadores: modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural. São Paulo: Terracota Editora, 2018.
WENDELL, Ney. Estratégias de mediação cultural: para a formação do público. BA; Secretaria da Cultura, 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.