O USO DE MAPEAMENTO NA MEMORIZAÇÃO DO ALLEGRO MODERATO DA SONATINA No. 3 DE JUAN CARLOS PAZ: UMA ABORDAGEM PRÁTICA

Autores

  • Francisco Koetz Wildt
  • Any Raquel Carvalho
  • Cristina Capparelli Gerling

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2007.2.1.1720

Resumo

O presente artigo é uma versão abreviada da dissertação de Mestrado em Música –Práticas Interpretativas, de Francisco K. Wildt, defendida em maio, 2004. O trabalho apresenta umaaplicação prática do princí­pio de mapeamento musical segundo Rebecca Payne Shockley (MappingMusic: for Faster Learning and Secure Memory, 1997), procurando demonstrar a aplicabilidade doprincí­pio na memorização de uma obra não tonal. O trabalho discute a importância da memorização naexecução pianí­stica, bem como no processo de aprendizado deste instrumento para então oferecer umademonstração da aplicação do princí­pio através de exemplos. Através de uma abordagem prática, opropósito é contribuir no que diz respeito ao desenvolvimento de processos sistemáticos dememorização na prática pianí­stica. A peça escolhida para a aplicação é a Sonatina No. 3 de JuanCarlos Paz, composta em 1933.


PALAVRAS-CHAVE: memorização; mapeamento; execução pianí­stica.

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Publicado

2007-12-01

Como Citar

WILDT, Francisco Koetz; CARVALHO, Any Raquel; GERLING, Cristina Capparelli. O USO DE MAPEAMENTO NA MEMORIZAÇÃO DO ALLEGRO MODERATO DA SONATINA No. 3 DE JUAN CARLOS PAZ: UMA ABORDAGEM PRÁTICA. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 2, n. 1, 2007. DOI: 10.33871/19805071.2007.2.1.1720. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/1720. Acesso em: 24 dez. 2024.