O USO DE MAPEAMENTO NA MEMORIZAÇÃO DO ALLEGRO MODERATO DA SONATINA No. 3 DE JUAN CARLOS PAZ: UMA ABORDAGEM PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2007.2.1.1720Resumo
O presente artigo é uma versão abreviada da dissertação de Mestrado em Música –Práticas Interpretativas, de Francisco K. Wildt, defendida em maio, 2004. O trabalho apresenta umaaplicação prática do princípio de mapeamento musical segundo Rebecca Payne Shockley (MappingMusic: for Faster Learning and Secure Memory, 1997), procurando demonstrar a aplicabilidade doprincípio na memorização de uma obra não tonal. O trabalho discute a importância da memorização naexecução pianística, bem como no processo de aprendizado deste instrumento para então oferecer umademonstração da aplicação do princípio através de exemplos. Através de uma abordagem prática, opropósito é contribuir no que diz respeito ao desenvolvimento de processos sistemáticos dememorização na prática pianística. A peça escolhida para a aplicação é a Sonatina No. 3 de JuanCarlos Paz, composta em 1933.
PALAVRAS-CHAVE: memorização; mapeamento; execução pianística.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.