O MERCADO DE ARTES VISUAIS EM CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2008.3.1.1634Resumo
O presente estudo divide as galerias de arte de Curitiba em três grupos: vanguarda,intermediária e comercial. Na maioria das galerias analisadas em 2004, os artistas são "pintores degêneros" e são esses que conseguem viver profissionalmente da arte, ou seja, escolhem e seaperfeiçoam sempre no mesmo tema. Podemos dizer que, na produção de vanguarda, a linguagemplástica se dissociou do social, mas esse avanço não foi acompanhado pelo grande público; se isso éverdade para a produção, o mesmo não acontece com o/a profissional, que não dissociou do social,isso porque o/a artista depende das relações sociais para produzir a sua obra tanto materialmentequanto simbolicamente, isto é, esses profissionais, além de serem artistas plásticos, atuam em outrasáreas. Considerando esse aspecto profissional, independentemente da formação, precisam desenvolver
outras atividades que possibilitem uma remuneração.
PALAVRAS-CHAVE: sociologia da arte, transmissão e recepção, público
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.