ESTÁGIO, FORMAÇÃO E DOCÊNCIA EM ARTE: AS MARCAS PRESENTES NOS RELATOS DE UM GRUPO DE ALUNAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2008.3.1.1628Resumo
O artigo apresenta algumas considerações sobre o estágio na formação de
professores de artes visuais, centrando a atenção nos relatos das alunas estagiárias. O campo deestudo envolveu a trajetória de um grupo de alunas do quarto ano do turno da manhã do cursode licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes do Paraná no ano de dois mil e seis, nadisciplina de prática de ensino e estágio. O intuito foi sobrepor aos choques e conflitosvivenciados no estágio, questionamentos sobre o curso, a disciplina e a escola e possibilidadesde ação. Conclui-se que o estranhamento entre formação e atuação sentido pelas alunas aorealizarem o estágio deve ser um importante elemento desencadeador de atitudes reflexivas,investigativas e processuais no curso de licenciatura em questão.
PALAVRAS-CHAVE: estágio, formação inicial, ensino de arte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.