O TEATRO-EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Guaraci da Silva Lopes Martins

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2008.3.1.1622

Resumo

Este artigo apresenta dados da minha dissertação de mestrado "O Teatro na Escola:Contribuições do Estudo e da Representação da Tragédia Grega na Formação de Alunos noEnsino Médio," feita na Universidade Tuiuti do Paraná. A pesquisa foi realizada no ColégioEstadual do Paraná com alunos do ensino médio e integrantes do grupo de teatro amador, atividadeartí­stica extracurricular para os estudantes dessa instituição. As categorias e sub-categoriasanalisadas emergiram ao longo da investigação, que buscou evidenciar a importância do ensino doteatro na escola, mediado pelo estudo e pela representação das obras clássicas, maisespecificamente das Tragédias Gregas. Essa proposta pressupôs a articulação da leitura e análise
crí­tica do texto dramático com a prática cênica. Ao contrário da literatura de consumo, as TragédiasGregas tratam de conteúdos valiosos para a captação do processo histórico, assim como valoresdesprestigiados na sociedade contemporânea.


PALAVRAS-CHAVE: tragédia grega; dramaturgia; prática cênica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-01

Como Citar

MARTINS, Guaraci da Silva Lopes. O TEATRO-EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 3, n. 1, 2008. DOI: 10.33871/19805071.2008.3.1.1622. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/1622. Acesso em: 22 dez. 2024.