Guapo’y (2022) y la ética de la imagen
una conversación con Delfina Margulis Darriba
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10865Palavras-chave:
cinematografia, ditadura, cinema paraguaio, memoria, Guapo'yResumo
Esta entrevista com a diretora de fotografia argentina Delfina Margulis Darriba examina as dimensões éticas e estéticas da construção visual em Guapo'y (Sofía Paoli, 2022), documentário paraguaio sobre Celsa Ramírez Rodas, presa durante a ditadura de Stroessner. Margulis reflete sobre sua abordagem colaborativa da cinematografia, destacando o papel político da narrativa visual em contextos de trauma histórico. A discussão aborda o equilíbrio delicado entre representação ética e intervenção artística, especialmente no tratamento de narrativas sensíveis sobre violência de Estado. A conversa enfatiza as estratégias visuais de Guapo'y — como o uso de luz natural, paletas de cores, texturas e a transformação do espaço doméstico em personagem — na construção da memória e na poética de cura da protagonista.
Downloads
Referências
SCANSANI, Andréa C.; GUTERRES de MELLO, Jamer. Por uma teoria compartilhada: processos e práticas de cineastas. Cachoeirinha: Editora Fi, 2023.
SCANSANI, Andréa C. “Beyond the Map: Shadows of Dictatorship in Paraguayan Cinema and the Healing Poetics of Guapo'y”. In Halperin, Paula. Movement, Collectivity, and Circulation: The Handbook of Historical and Sociological Approaches to Post-‘60s Latin American Cinema and Television. Londres: Routledge, 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.