Guapo’y (2022) y la ética de la imagen

una conversación con Delfina Margulis Darriba

Autores

  • Andréa Scansani UFSC
  • Luz Mariana Blet Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10865

Palavras-chave:

cinematografia, ditadura, cinema paraguaio, memoria, Guapo'y

Resumo

Esta entrevista com a diretora de fotografia argentina Delfina Margulis Darriba examina as dimensões éticas e estéticas da construção visual em Guapo'y (Sofía Paoli, 2022), documentário paraguaio sobre Celsa Ramírez Rodas, presa durante a ditadura de Stroessner. Margulis reflete sobre sua abordagem colaborativa da cinematografia, destacando o papel político da narrativa visual em contextos de trauma histórico. A discussão aborda o equilíbrio delicado entre representação ética e intervenção artística, especialmente no tratamento de narrativas sensíveis sobre violência de Estado. A conversa enfatiza as estratégias visuais de Guapo'y — como o uso de luz natural, paletas de cores, texturas e a transformação do espaço doméstico em personagem — na construção da memória e na poética de cura da protagonista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SCANSANI, Andréa C.; GUTERRES de MELLO, Jamer. Por uma teoria compartilhada: processos e práticas de cineastas. Cachoeirinha: Editora Fi, 2023.

SCANSANI, Andréa C. “Beyond the Map: Shadows of Dictatorship in Paraguayan Cinema and the Healing Poetics of Guapo'y”. In Halperin, Paula. Movement, Collectivity, and Circulation: The Handbook of Historical and Sociological Approaches to Post-‘60s Latin American Cinema and Television. Londres: Routledge, 2025.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

SCANSANI, Andréa; BLET, Luz Mariana. Guapo’y (2022) y la ética de la imagen: una conversación con Delfina Margulis Darriba. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 32, n. 1, p. 346–364, 2025. DOI: 10.33871/19805071.2025.32.1.10865. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/10865. Acesso em: 15 jul. 2025.