Metáforas da memória:
A atração na cinematografia de "A cor do seu destino"
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10296Palavras-chave:
cor, cinematografia, mise en scène, direção de arte, memóriaResumo
Neste artigo, pretende-se discutir possíveis modos de atração da cor por meio da Cinematografia e da Direção de Arte. Através da análise do filme “A Cor de seu Destino” (1986), obra escrita e dirigida pelo chileno Jorge Durán, apresento a hipótese de que a mise-en-scène, construída por meio da confluência da fotografia e da arte, terá papel fundamental para que a atenção do espectador se concentre não apenas nas ações e nos diálogos dos personagens, mas, sobretudo, na cor. Com base em estudos da percepção visual, na atração (GUNNING, 1995, 2006) e atenção (MUNSTERBERG, 2003, 2024), este texto apresentará a cor como parte estruturante da história, da memória e da imagem do filme.
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Referências
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