Nostalgia de la luz... ou quando os olhos tocam a dor
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2025.32.1.10268Palavras-chave:
Cinematografia, Luz, Memória, Háptico, DocumentárioResumo
A reflexão é dedicada à direção de fotografia do documentário Nostalgia de la luz (2010), dirigido pelo chileno Patricio Guzmán. A intenção é realizar um estudo sobre as estratégias da cinematografia assinada por Katell Djian. O objetivo é compreender o modo como a diretora de fotografia contribui para a criação de sentidos, a partir das diferentes escolhas formais relacionadas a regimes de memória em torno do diretor e de sua relação com a Ditadura Militar chilena. A análise estará centrada, especificamente, na experiência háptica promovida pela iluminação. Propõe-se, desse modo, uma leitura sobre a cinematografia de Nostalgia de la luz, partindo do princípio de que as imagens em movimento possibilitam a “ativação do tato a partir da memória cultural e sensorial” (Chauvin, 2019, p. 95). Quer-se, com essa análise, evidenciar de que forma a direção de fotografia promove um fenômeno háptico.
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